Em Mogi das Cruzes, as precipitações que, no domingo (29), registraram 41,2 mm de chuva, não chegaram a prejudicar as plantações, fazendo com que os preços das hortaliças e demais cultivos não aumentem para o consumidor. A avaliação é do engenheiro agrônomo do Sindicato Rural de Mogi, Bruno Takahasi, que, em contato com agricultores da cidade, disse que as chuvas foram isoladas, com pancadas mais fortes em pontos específicos.

Entretanto, Takahasi alerta que, para esta época do ano, é importante se atentar "para as regiões mais baixas ou próximas a corpos de água com o risco de alagamento, que podem prejudicar a produção". Para ele, "independente do caso, é sempre importante a disponibilidade da informação para os produtores para que eles tenham estratégias e ferramentas para utilizarem nesses casos".

Outro alerta do engenheiro agrônomo é para possíveis chuvas de granizo, que podem gerar grandes prejuízos, a solução apontada pelo engenheiro é a contratação de um seguro plantio. Já para o futuro, quando o período for de estiagem, a orientação é trabalhar com culturas diversas mais resistentes a secas. (G.C.)