Mogi - Moradores da cidade avaliaram positivamente a decisão da Prefeitura de Mogi das Cruzes em manter o valor da tarifa de ônibus em R$ 5 até 2024. O grupo Mogi News/Dat entrevistou ontem (12) alguns usuários do transporte coletivo na cidade, que elogiaram a decisão.
A aposentada Teresinha Rodrigues, de 69 anos, ao ser questionada sobre a decisão do prefeito, se mostrou contente com a decisão. "Maravilhoso, acho que foi muito bom. Não tenho o que reclamar (sobre o sistema de ônibus da cidade), para mim está ótimo". A auxiliar de enfermagem Márcia Viana, 59, discorda da qualidade do transporte. "Nem podem aumentar o valor da passagem, visto que ficamos quase duas horas esperando os ônibus, são muito lotados", disse Márcia. A auxiliar ainda comentou: "Tamanho agradecimento pela decisão de manter o valor da passagem pelos próximos dois anos, está de bom tamanho este valor". Para ela, para melhorar o sistema de transporte seria preciso incluir mais ônibus.
A autônoma Taís Queiroga, 22, também aprovou a manutenção do valor da tarifa. "Achei ótima a decisão, pois já está caro nos R$ 5. Na verdade para ajudar a população deveria abaixar, mas já que irão manter está bom". Ela também defendeu aumentar a circulação de algumas linhas para melhorar o sistema. "Após a pandemia, diminuíram a circulação de alguns ônibus e após, não voltaram ao normal", relatou Taís.
O aumento de ônibus também foi reivindicado pela cabeleireira Daniela Araújo, 42. "Desde a pandemia, tiraram alguns horários e muitos ainda não voltaram ao normal", pontuou Daniela. A munícipe afirmou que a decisão do prefeito Caio Cunha é justa: "Estão todos apertados, não há como subir, já está no limite".
O coletor Douglas Alves, 34, também acredita que a decisão foi acertada: "Será bom para os munícipes que dependem do transporte público, pelo menos pelos próximos dois anos". Apesar de não usar o transporte com frequência, Douglas disse ser grato aos motoristas. "Não tenho reclamações sobre transporte, somente agradecimentos, a educação com que nos tratam e a atenção que nos dão", avaliou Alves.
A dona de casa Márcia Santos, 37, também aprovou a medida: "Achei ótima a decisão de não aumentar, apesar de não pagar, ainda quero o melhor para os outros também". Márcia pontuou que há dificuldades no transporte para lugares mais afastados: "Para quem mora longe, acho que deveriam ter mais ônibus, pois é cansativo esperar, principalmente para quem tem filhos especiais. Eles ficam inquietos, é muito ruim, deveriam ter mais transportes".
Decisão
Na última quarta-feira (11), o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (PODE) anunciou a decisão de implantar o Plano Municipal de Modicidade Tarifária, sem aumento da tarifa. Os horários e itinerários das 81 linhas municipais podem ser consultados pelo link https://mobilidade.mogidascruzes.sp.gov.br/transportes .
*Texto supervisionado pelo editor.