A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) divulgou na semana passada que a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reduziu de 9,94 para 8,48 o número de óbitos de recém-nascidos para cada mil nascimentos no município. Os dados tomam como base os números de 2020 e 2021, os mais recentes do órgão.
Essa divulgação colocou o município com o menor índice de mortalidade infantil em relação às cidades do Alto Tietê com população superior a cem mil habitantes e a única entre elas a reduzir a taxa de óbitos durante o período. A diminuição atestada pela Seade por meio do relatório é fruto do trabalho realizado pela pasta por meio da Rede de Atenção Materno Infantil (Rami) e demais ações para reduzir esse índice em Suzano.
O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, destacou que os números refletem o cuidado do Executivo com o fortalecimento da Rami, que registrou somente no passado 2.323 atendimentos em pré-natal, e a promoção do Ambulatório de Alto Risco Infantil, com foco no acompanhamento de recém-nascidos após alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Suzano, sobretudo de bebês com patologias ou prematuridade. "Este o resultado efetivo da atividade exercida em diferentes frentes de trabalho, de maneira multidisciplinar, como o incentivo ao aleitamento materno e à vacinação, por meio de campanhas estratégicas, além do cuidado na assistência à saúde da mulher, em especial no acompanhamento das gestantes", apontou o secretário.