Região - O Alto Tietê conta com 220 escolas estaduais, que atenderam 156 mil alunos em 2022. Os dados são da Secretaria da Educação do Estado. Desse total, 62,5 mil integram o Ensino Fundamental (do 1° ao 9° ano) e 93,8 mil o Ensino Médio. Em todo o Estado, são pelo menos 3,5 milhões de estudantes matriculados. O início do ano letivo em 2023 está previsto para o dia 3 de fevereiro.
Na região, o município de Suzano detém o maior número de alunos da rede estadual, totalizando 38,8 mil; aproximadamente 24,8% do total. Em seguida vem Itaquaquecetuba, com 38,5 mil, equivalente a 24,6%; e Mogi das Cruzes, com 34,4 mil, ou seja, 22% de número de estudantes de toda a região.
Ferraz de Vasconcelos conta com 12,9 mil alunos; outros 10,2 mil estão em Poá; 8,7 mil em Arujá; 5,3 mil em Santa Isabel; 3 mil em Guararema; 2,4 mil em Biritiba Mirim; e 1,7 mil em Salesópolis.
A Secretaria de Educação também ressaltou que das 220 escolas, 71 fazem parte do Programa de Ensino Integral (PEI), sendo que, além dessas, outras seis serão incluídas neste ano letivo. Em Mogi, especificamente, 24 das 61 unidades de ensino fazem parte do PEI, e outras três deverão ser incluídas ainda para este ano.
Para o início do ano letivo, reuniões de planejamento estão programadas para os dias 1 e 2 de fevereiro, e as aulas retornam no dia 3 do mesmo mês. O primeiro dia, segundo a Pasta, será destinado ao acolhimento dos alunos. O recesso de meio de ano será do dia 3 ao dia 23 de julho e as aulas se encerram no dia 15 de dezembro.
Kits Escolares
A Pasta também iniciou o envio de 3,5 milhões kits escolares em outubro de 2022, que beneficiarão os alunos de toda a rede estadual, inclusive no Alto Tietê. O investimento total foi de aproximadamente R$ 122 milhões.
Para os estudantes do fundamental I (1° ao 5°), o kit fornecerá 12 produtos diferentes, como cadernos, lápis de cor e giz de cera. Para os estudantes do fundamental II (6° ao 9°) serão 13 produtos, incluindo também lápis de cor, tesoura, entre outro. Já os matriculados no Ensino Médio terão à disposição 11 produtos, dentre cadernos universitários, canetas esferográficas e transferidor.
Transferências
Aos alunos que precisaram pedir transferência para outra escola da rede pública (estadual ou municipal), os responsáveis, caso o matriculado seja menor de 18 anos, podem requisitar a solicitação se dirigindo à unidade de ensino, ao Poupatempo, ou por meio do perfil de responsável na plataforma Secretaria Estadual Digital (SED).
Aos que solicitarem transferência em função de mudança de endereço, serão redirecionados para a unidade mais próxima de onde moram. As transferências por interesse são concedidas somente se houver vaga na escola escolhida, em consideração ao endereço dos estudantes. Aos que querem ingressar na rede pública, as matrículas estão abertas, sendo que o prazo para a alocação é de uma semana a contar da data do registro. O resultado da inscrição pode ser verificado em: https://sed.educacao.sp.gov.br/ConsultaPublica/Consulta .
*Texto supervisionado pelo editor.