Mogi - Nos seis primeiros meses rua Francisco Affonso de Melo, 550, em Braz Cubas, o novo Pró-Mulher de Mogi das Cruzes realizou 6.966 consultas, de acordo com balanço realizado pela administração municipal.
Em junho do ano passado o serviço foi transferido para o distrito e integrado ao complexo de saúde que reúne as futuras instalações da Maternidade Municipal, além da UnicaFisio e do Hospital Municipal. A mudança fez parte de uma série de melhorias que, segundo a prefeitura, visam a ampliação e descentralização do atendimento à saúde feminina.
De acordo com a administração municipal, além das 6,9 mil consultas realizadas, outras 2.885 foram agendadas, mas os pacientes não compareceram. Dessa forma, o novo espaço teria capacidade para atender quase 10 mil mulheres entre 9 de junho e 21 de dezembro. Também foram realizados no período 3.023 procedimentos, como exames.
"A mudança do Pró-Mulher ocorreu principalmente em função da otimização dos serviços, facilidade de acesso e pela criação de um complexo de saúde focada na saúde da mulher, com um serviço totalmente integrado à futura Maternidade Municipal e aos demais complexos de saúde, com uma estrutura nova, mais confortável e planejada para a saúde do público feminino", explicou a Prefeitura de Mogi, em nota.
Com a mudança para o complexo de saúde em Braz Cubas, foram mantidos os serviços de colposcopia e vulvoscopia (mulheres encaminhadas pela rede municipal de Saúde), planejamento familiar (vasectomia, laqueadura e DIU), atendimento com assistência social, psicólogo, enfermeiro, médico e USG Transvaginal (DIU), USG Obstétrico (gestantes de baixo risco encaminhadas pela rede), Banco de Leite (orientações sobre amamentação, coleta e distribuição de leite humano).
Novos serviços
Também foram incluídos novos serviços, como práticas integrativas e complementares (meditação, auto-massagem, auriculoterapia), rodas de conversa (saúde mental, empoderamento) e dermatologia (prevenção do câncer de pele).