As cinco maiores cidades da região receberam 21, 6 mil vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19) enviadas pelo governo Federal para atender, prioritariamente, a segunda dose para crianças de 3 e 4 anos de idade. Com isso, os postos da região estão atendendo esse público específico. Quem busca o reforço da vacinação para menores de 5 a 11 anos, o imunizante segue em falta e sem data para chegar.

A Secretaria de Estado da Saúde informou ao Mogi News/Dat que recebeu no último dia 16 cerca de 218,4 mil doses de Coronavac para a segunda dose do público de 3 e 4 anos, sendo que todas as vacinas foram distribuídas aos municípios na última terça-feira (17). A Pasta destacou ainda a distribuição ocorre conforme a solicitação dos municípios e de forma proporcional de acordo com a disponibilidade de doses recebidas do Ministério da Saúde.

Em Mogi das Cruzes, a prefeitura confirmou que conta com estoque do imunizante "e trabalha com agendamento prévio para aplicação das doses, de acordo com a capacidade técnica das unidades". Atualmente, há doses disponíveis para agendamento no www.cliquevacina.com.br .

A Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, informou que a vacina de reforço para a faixa etária de 3 e 4 anos está disponível nos postos.

Suzano, por sua vez, recebeu 3 mil novas doses da CoronaVac e iniciou a aplicação delas na última quinta-feira (19) em nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs). O lote ainda está disponível e é destinado ao público com idade a partir de 3 anos que já iniciou o esquema com o imunizante do Instituto Butantan. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 16 horas, na USF do Miguel Badra Baixo e da Vila Amorim, e nas UBSs do Jardim Dona Benta, Parque Maria Helena, Centro, Parque Residencial Casa Branca, Jardim Monte Cristo, Recanto Feliz e Tabamarajoara.

A Secretaria de Saúde da cidade também realiza nesses postos a "xepa" para crianças de 3 e 4 anos que não receberam nenhuma dose até o momento. Basta comparecer a um desses locais e fazer a inscrição. Quando sobrarem doses, as unidades entram em contato com os responsáveis.

Em Itaquá, ainda há doses disponíveis e as aplicações ocorrem nas UBSs de segunda a sexta, das 7 às 16 horas.

Para o público de 5 a 11 anos, a Secretaria de Estado da Saúde reforça que já solicitou ao ministério 1 milhão de doses e aguarda o envio.