Região - O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Podemos), tomou posse ontem como presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), tendo o prefeito de Arujá, Luís Camargo, como vice-presidente. "É um privilégio, uma honra, assumir o Condemat sendo prefeito de primeiro mandato. É um grande desafio porque todos os presidentes deixaram marcas muito significativas que mostraram a envergadura e a musculatura que o Consórcio tem hoje. A nossa tarefa é dar continuidade a todos os projetos que estão em andamento e, principalmente, representar a nossa região junto ao governo do Estado para que a gente consiga novos investimentos para a região". 

Cunha destacou as principais ações a serem conduzidas pelo conselho de prefeitos em 2023 e falou ainda sobre a relação do consórcio com as novas equipes dos governos estadual e federal. "Desde o período final da eleição, a gente mantém contato com a equipe do Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele tem compromissos com a nossa região, como, por exemplo, a abertura do Pronto Socorro (PS) do Hospital Luzia de Pinho Melo e os novos leitos no Hospital das Clínicas em Suzano, e agora como governador de São Paulo e eu como presidente do Condemat essa relação vai se estreitar ainda mais", afirmou. 

Com relação ao governo federal, a expectativa também é otimista. "Nós temos bons contatos, como o vice-presidente, Geraldo Alckmin e Márcio França, que tomou posse como ministro dos Portos e Aeroportos. Acredito que com o tempo vai haver um estreitamento melhor na comunicação", avaliou o novo presidente do Condemat.

Balanço

Durante a cerimônia de posse da nova diretoria, o prefeito Guti, de Guarulhos, fez um balanço da gestão em 2022, com destaque para as ações iniciadas no ano passado e que serão executadas neste ano, como a implantação de biodigestores em escolas públicas municipais, com investimentos de R$ 134 mil do governo federal e a capacitação da população rural em boas práticas agrícolas e técnicas de irrigação na Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Tietê, projeto que será desenvolvido com investimento de R$ 500 mil por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado (FEHIDRO).

Posse

Na ocasião também foram empossados os demais membros da diretoria: 1ª Tesoureira: Priscila Gambale (prefeita de Ferraz de Vasconcelos); 2º Tesoureiro: Adriano Levorin (prefeito de Santa Branca); e Secretária Geral: Márcia Bin (prefeita de Poá).

O Conselho Fiscal terá como presidente o prefeito Guti (Guarulhos) e como membros os prefeitos Carlos Alberto Taino Júnior (Biritiba Mirim); José Luiz Eroles Freire (Guararema); Eduardo Boigues Queroz (Itaquaquecetuba); Vanderlon Gomes (Salesópolis); Carlos Chinchilla (Santa Isabel); e Rodrigo Ashiuchi (Suzano).