Região - O Poupatempo realiza, neste sábado (21), um mutirão para a renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). O agendamento para o atendimento presencial nas unidades do programa foi aberto nesta quarta-feira (18), e conta com 10 mil vagas em todo o Estado, sendo 335 no Alto Tietê, segundo comunicou a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Para o mutirão, na cidade de Mogi das Cruzes, município mais populoso da região, estão disponíveis 90 vagas de atendimento, seguido de Ferraz de Vasconcelos com 85 e Itaquaquecetuba com 80. O Poupatempo de Suzano deve atender 60 motoristas, Santa Isabel 10 e as unidades de Guararema e Arujá poderão realizar cinco renovações cada uma. Poá e Salesópolis não possuem unidades do programa.

Vale ressaltar que, devido a pandemia de Covid-19, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estendeu o prazo para a renovação das CNHs que venceriam a partir de maio do ano passado, com isso, as Carteiras que deveriam ter vencido no respectivo mês, tiveram as vigências estendidas e deverão fazer as atualizações do documento agora em janeiro, como mostra o quadro na página. Assim será sucessivamente, sendo que as que venceriam em junho de 2022 devem ser atualizadas em fevereiro deste ano. A partir do primeiro dia de cada mês em que vence o documento, a CNH permanecerá válida por mais 30 dias.

O agendamento pode ser efetuado por meio do link https://bityli.com/eVhPY, pelo aplicativo Poupatempo Digital, acessando a aba de "serviços" e em seguida "CNH", ou no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974. Os horários de atendimento podem variar de acordo com a unidade do Poupatempo, podendo ocorrer das 7 às 13 horas, ou das 9 às 13 horas.

Além da renovação presencial, existe a opção de efetuar a renovação simplificada de forma remota, seguindo o passo a passo do atendimento online e realizando o exame clínico indicado durante o processo de renovação. O novo documento será enviado pelos Correios ao endereço do solicitante.

Para aqueles que não conseguirem realizar o agendamento nesta semana, um novo mutirão será realizado no próximo sábado (28), e as datas para o agendamento também devem ser anunciadas na semana que vem.

Balanço da região

Segundo estimativa do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), no Alto Tietê, cerca de 4,3 mil CNHs estão irregulares, sendo 1,3 mil em Mogi; 800 em Suzano; 750 em Itaquaquecetuba; 440 em Ferraz de Vasconcelos; 370 em Poá; 260 em Arujá; 160 em Santa Isabel; 80 em Guararema; 60 em Biritiba Mirim; e 40 em Salesópolis.

Somente em 2022, o Poupatempo regularizou 62,5 mil CNHs no Alto Tietê, a maioria delas em Mogi, onde 21,7 mil documentos foram atualizados, de acordo com a Prodesp. Em Suzano foram 17,3 mil; 15,3 mil em Itaquaquecetuba; 4,5 mil em Ferraz de Vasconcelos; 1,8 mil em Arujá; 1,5 mil em Santa Isabel; e 425 em Guararema. Em todo o Estado cerca de 4,4 milhões de atendimentos de renovação foram feitos, dos quais cerca de 60%, ou seja, 2,6 milhões, foram online.

*Texto supervisionado pelo editor.