O Vagalume, serviço de saúde infantil previsto para ser entregue na segunda quinzena de janeiro, iniciará o atendimento das crianças em breve, segundo a Prefeitura, mas ainda não existe data exata nem uma nova previsão para que o espaço seja oficialmente inaugurado.
Durante entrevista concedida no final do ano passado para balanço do seu governo em 2022, o prefeito de Mogi, Caio Cunha (Podemos) confirmou a inauguração do Pronto Atendimento Infantil Vagalume para a segunda quinzena de janeiro, mas, de acordo com a administração municipal, apesar da obra estrutural já estar concluída, ainda existem pequenos ajustes a serem finalizados. Os mesmos não foram detalhados.
"O prefeito tem feito vistorias periódicas no local e os trabalhos se concentram nos retoques finais, neste que vai ser o maior equipamento de saúde infantil da região, com atendimento 24h, com qualidade e funcionalidade projetados para o futuro serviço que funcionará em breve, de forma integral aos mogianos", acrescentou a prefeitura, em nota.
No momento, o atendimento das crianças é realizado no Pronto Atendimento 24 horas Infantil no Hospital Municipal, no distrito de Braz Cubas, e no Pró-Criança, na Vila Mogilar. Uma média de 250 a 280 pacientes são atendidos nos dois locais todos os dias.
Estrutura
De acordo com a prefeitura, o Vagalume, que funcionará no prédio do antigo Pró-Mulher, no Mogilar, apresentará um novo conceito de atendimento da saúde infantil.
A unidade de saúde terá como grande diferencial o aumento da capacidade de atendimento, saltando das atuais 6 mil consultas do Pró-Criança para 11 mil ao mês. Haverá o aumento de 50% no número de consultórios e pontos de inalação, além de uma sala para crianças com Transtorno do Espectro Autista e Ambientes Lúdicos.