No mês de conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental, o Janeiro Branco, as cidades da região intensificam suas ações, como atendimentos, oficinas e palestras.

Em Suzano, a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) tem realizado ações alusivas à campanha "Janeiro Branco" neste período de festas e início de ano. As atividades são promovidas junto ao público interno das unidades básicas de saúde (UBSs), entre elas rodas de conversa que abordam temas específicos como "Lidando com expectativas"; "Uso abusivo de álcool nas festividades"; "Organização da rotina"; "Intolerâncias"; "Isolamento social"; "Hábitos saudáveis"; e "Motivos da tristeza no fim de ano".

Ainda de acordo com a prefeitura, além disso, a rede tem adequado a agenda de atendimentos para a eventual acolhida de demandas despertadas nesta época do ano.

As unidades de Saúde de Mogi das Cruzes que contam com atendimento psicossocial também realizarão oficinas ao longo do mês de janeiro. Já as unidades de estratégia de família também abordarão o assunto em grupos de sala de espera.

Já em Itaquaquecetuba, a Secretaria de Saúde informou que está desenvolvendo um trabalho especial para os profissionais da saúde em alusão ao Janeiro Branco.  "O trabalho tem o objetivo de qualificar a atenção primária para lidar com situações de saúde mental. Na prática, as equipes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) vão levar ações de conscientização às Unidades de Saúde da Família (USFs) de forma descentralizada", explicou a pasta, em nota. Atualmente a cidade contabiliza aproximadamente 40 mil pacientes cadastrados no Ambulatório de Saúde Mental.

Ferraz de Vasconcelos também terá ações especiais. A Secretaria de Saúde da cidade está intensificando os trabalho de mobilização e informação sobre saúde mental. "Todas as UBSs estão com programação com palestras e rodas de conversa abertas a receber os pacientes que estejam com problemas de cunho emocional para os devidos encaminhamentos. Os postos de saúde montaram painéis alusivos ao tema e realizam amplas campanhas sobre a saúde mental", acrescentou a pasta.