Mogi - Em um ano de desafios em função da crise financeira do país e do fim das restrições impostas pela pandemia, a Prefeitura de Mogi investiu na Guarda Municipal, bem como em seu aparelhamento e tecnologia, fazendo com que o corporação alcançasse alto índice de produtividade de 2022, com o atendimento de 583 ocorrências; 34.694 ligações atendidas pelo número 153; 1.030 abordagens; 178 prisões; 35 medidas protetivas da Lei Maria da Penha; cinco flagrantes de roubo, oito de furto, 30 de tráfico de entorpecentes, e 37 crimes ambientais, além de 33 veículos localizados.

De acordo com o secretário de secretário de Segurança, Toriel Sardinha, que assumiu a pasta em fevereiro, para alcançar os bons resultados ao longo do ano foram necessárias algumas ações, entre elas finalizar as licitações em andamento e assim preparar a guarda e garantir sua efetividade. "Terminamos o ano com a licitação do nosso Centro de Operações Integradas, onde vai funcionar toda a tecnologia direcionada para a segurança pública de Mogi. A partir desse novo serviço vamos gerar maior integração entre os órgãos de segurança, teremos um melhor tratamento dos dados e melhores elementos para desenvolver politicas de segurança mais eficientes", afirmou.

O secretário relembrou também os desafios do período pós-pandemia. Segundo ele, com o fim das restrições, quando foi liberada a circulação, com o aumento das pessoas em vulnerabilidade social, principalmente nas cidades com maior poder aquisitivo, os furtos tendem a aumentar, como aconteceu em Mogi. Para ele, por ser um ano de transição com a sua chegada, a preocupação na Pasta para enfrentar esse momento era melhorar o equipamentos da Guarda, fazer novos investimentos, comprar viaturas, montar o centro de tecnologia, fazer a muralha digital inteligente, aumentar o número de câmeras e a aquisição de rádios digitais para a comunicação da Guarda para assim prestar um melhor serviço para a população.

Projetos para 2023

Com a realização da licitação do Centro de Operações Integradas em dezembro e com todo o aparato tecnológico que será colocado à disposição da segurança de Mogi, a Pasta busca um melhor aparelhamento da Guarda. "Estão sendo adquiridas 300 novas armas semiautomáticas, vamos fazer a aquisição de armas longas também, juntamente com as 21 novas viaturas que já temos, além da tecnologia contratada. Com tudo isso, a gente espera e tem a certeza que 2023 será um ano de grande crescimento na segurança da cidade", finalizou o secretário.