Em seis meses de operação, os 30 equipamentos de fiscalização do trânsito de Mogi registraram 62.663 atuações, o que corresponde a uma média de 348 motoristas multados diariamente na cidade. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. De acordo com a pasta, a cidade possui apenas radares fixos e não móveis, uma vez que sistema era foco de reclamações e dúvidas por parte da população.

As principais infrações registradas entre junho e dezembro de 2022 foram transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%, transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50%, parar sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal e avançar o sinal vermelho do semáforo ou o da parada.

Locais

As vias mais problemáticas, com mais registros de multa, ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, são as avenidas Henrique Peres, Joaquim Pereira de Carvalho e Japão, Prefeito Carlos Alberto Lopes, além da rua Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar.

Arrecadação

Questionada pela Reportagem sobre o valor arrecadado com as multas, a Prefeitura de Mogi das Cruzes afirmou não ser possível estabelecer os valores já arrecadados exclusivamente com autuações de equipamentos de fiscalização eletrônica, "uma vez que isso depende do pagamento a ser feito pelo responsável pelo veículo, sendo que o mesmo pode acontecer imediatamente ou mesmo no licenciamento do veículo do ano posterior".

 Histórico

Os equipamentos de fiscalização de Mogi voltaram a operar no dia 2 de junho de 2022 após bastante tempo desativados. Todos os locais que contam com os radares receberam sinalização indicativa sobre a fiscalização e o limite de velocidade a ser respeitado pelos condutores. Além disso, faixas para alertar e conscientizar motoristas e pedestres também foram implantadas pela prefeitura nos pontos, para dar transparência ao funcionamento.

A fiscalização eletrônica integrou uma série de ações que foram desenvolvidas pela Prefeitura de Mogi para melhorar a segurança viária no município. Os trabalhos compreendem medidas integradas de sinalização, fiscalização, engenharia de tráfego e educação para o trânsito.