Mogi - A Secretaria de Assistência Social promoveu, nesta semana, entre os dias 10 e 13 de janeiro, a Capacitação aos Visitadores (estagiários de Psicologia) do Programa Criança Feliz: "Dialogando e Fortalecendo a Rede Socioassistencial", com intuito de qualificar o atendimento nos territórios de abrangência do programa - Jundiapeba e Vila Nova União. As atividades foram realizadas na Escola de Governo e Gestão.
O Programa Criança Feliz está alocado na Secretaria Municipal de Assistência Social desde o ano de 2018 e tem equipe composta por psicólogas, pedagoga e visitadores (estagiários de Psicologia), que atendem por meio de visitação domiciliar gestantes, crianças de zero a três anos incompletos e crianças de zero a seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), todos inscritos no Cadastro Único.
As visitas são realizadas uma vez por semana, com objetivo de auxiliar na atenção e proteção social à primeira infância. A metodologia é pautada na orientação e no apoio aos esforços da família sobre vinculação e cuidados para o desenvolvimento da criança, valorizando as interações familiares, identificando e recomendando brincadeiras e atividades comunicativas que estimulam os vínculos e o desenvolvimento infantil nas dimensões que correspondem à linguagem, motricidade, dimensão socioafetiva e cognitiva.
O programa visa contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade e responsividade entre cuidador e criança, ampliando a capacidade de interagir e de lidar com as necessidades da primeira infância, além de prevenir a ocorrência de situações de exclusão e riscos sociais.
A capacitação abordou conceitos de territorialidade e intersetorialidade, segundo o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Contou com a presença da diretora da Proteção Social Básica de Assistência Social, Ana Beatriz de Oliveira Lima e da Diretora da Proteção Social Especial, Luana Corrêa Guimarães, que apresentaram como os equipamentos, programas e serviços ofertados estão organizados e, sobretudo, acolheram e esclareceram dúvidas dos visitadores em capacitação.
Representando o Conselho Tutelar de Jundiapeba, as conselheiras Thaisy Regiane Ferreira Ferraz, Leda Maria da Costa Abrantes, Lucia Cláudia da Silva e o Conselho Tutelar Centro, a conselheira Samanta Julio Martinelli palestraram sobre a atuação e suas atribuições.
O programa tem como meta atender 700 indivíduos e pode ser acessado por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Nova União e as unidades em Jundiapeba.