Suzano - A Secretaria de Saúde desenvolveu ao longo de 2022 uma série de ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do trabalho da pasta, com serviços que vão ao encontro das premissas da Atenção Básica da Saúde, atuando de maneira preventiva e garantindo a proteção integral. Entre os trabalhos realizados destacam-se mutirões de atendimentos e projetos de relevância nacional.

Neste ano, o "Expresso Mulher" garantiu 448 atendimentos em duas edições da iniciativa, que visa o atendimento itinerante voltado à saúde do público feminino. A atividade marcou presença na área central e também no distrito de Palmeiras e na região norte, assegurando atendimento ginecológico; coleta de papanicolau; realização de ultrassom transvaginal, pélvico, obstétrico e de mama; avaliação odontológica, psicológica, fonoaudiológica, psiquiátrica e nutricional; orientação social e farmacêutica, e auriculoterapia; além do exame de eletrocardiograma, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e planejamento familiar.

Ainda voltado para os cuidados da mulher, a secretaria deu início ao projeto piloto da implantação do dispositivo contraceptivo "Implanon", na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria de Lourdes Cardozo Mathias, do Jardim Vitória. A ação especial ocorreu em março, durante o "Mês da Mulher", contemplando dez pacientes conforme recomendação e marcou o início do novo "Protocolo de Enfermagem - Saúde da Mulher" que, em abril, foi ampliado para toda a rede com o objetivo de proporcionar maior autonomia aos enfermeiros em determinados acolhimentos e, assim, agilizar o fluxo de atendimento. Outro importante mutirão contemplou a campanha "Novembro Azul", voltado à promoção da saúde do homem. A iniciativa garantiu 127 coletas de exame PSA e 147 acolhimentos multidisciplinares, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação e palestras orientativas voltadas à prevenção do câncer de próstata. A Pasta ainda realizou a adoção de protocolo especializado para assistência e manejo de feridas, sendo referência para todas as unidades de saúde. A iniciativa garante mais qualidade e cuidado no tratamento dos pacientes que apresentam lesões.

Na Rede de Atenção Materno Infantil (Rami) também houve o acompanhamento diferenciado de bebês recém-nascidos após alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal; o atendimento especializado a crianças expostas pelo vírus HIV; e o encaminhamento de 171 mulheres à cirurgia de laqueadura, conforme avaliação e habilitação ao procedimento, de maneira a zerar a fila de espera com 261 atendimentos realizados. Em relação à vasectomia, foram 253 homens avaliados, dos quais 220 encaminhados à cirurgia por meio da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross).