Mogi contará com um novo secretário de Saúde a partir de 2023. O atual responsável pela Pasta, Zeno Morrone Júnior pediu exoneração e permanecerá no cargo até o final de dezembro. A Prefeitura de Mogi não informou quais as justificativas apresentadas para o pedido de saída e explicou apenas que novo nome ainda não está definido.
Zeno Morrone tem 65 anos e é médico especialista em Cirurgia, Medicina do Trabalho, Medicina Legal e Administração Hospitalar. Desde 1979 se dedica à área da Saúde, tendo já atuado como coordenador de unidades da Rede Básica de Saúde, diretor da Vigilância Sanitária do Alto Tietê e diretor técnico do Hospital Luzia de Pinho Melo. Também foi professor na USP, UMC, UBC e Faculdade do Clube Náutico Mogiano, além de chefiar o Núcleo de Perícias Médico Legais de Mogi e participar do corpo clínico de unidades hospitalares da cidade.
O secretario assumiu Pasta em abril de 2021, mas foi afastado menos de um mês depois por questões burocráticas que envolviam sua licença no governo do Estado, onde atuava como médico legista. Na ocasião ele foi informado que era necessário o cumprimento de licenças-prêmio vencidas e a prefeitura o exonerou. Ele reassumiu como secretário de Saúde assim que sua aposentadoria foi concedida em outubro do ano passado. Ao longo dos últimos 14 meses, Zeno comandou a aplicação da vacina contra a novo coronavírus e enfrentou alguns desafios, como recentemente denúncias sobre a violência de um segurança em uma unidade de saúde da cidade. (C.M.)