As fortes chuvas que atingiram Mogi nos últimos dias e os estragos gerados foram o tema central debatido pelos vereadores na sessão realizada ontem. A importância de medidas preventivas, de obras estruturais, de campanhas educativas, bem com a concessão de benefícios para as vítimas das enchentes foram os assuntos discutidos na Casa de Leis.
Uma indicação apresentada pelo vereador Clodoaldo Moraes (PL) solicita ao prefeito a isenção de pagamentos das taxas de água e esgotamento, bem como de IPTU, de dezembro de 2022 a março de 2023, para aos proprietários dos imóveis residenciais e comerciais invadidos pela água. Segundo ele, o benefício seria importante nesse momento que as famílias perderam seus móveis, tiveram suas casas danificadas e precisam se restabelecer financeiramente.
O vereador Iduigues Martins (PT), por sua vez, apresentou uma indicação solicitando ao Executivo que adquira um sistema de alerta para moradores de área de risco. Já o parlamentar Johnross Jones (Podemos) defendeu a criação de um campanha educativa para prevenção das enchentes e deslizamentos, enquanto a vereadora Inês Paz (PSOL) cobrou políticas públicas e obras que resolvam de fato o problema das enchente em bairros mais afetados, como a Vila Brasileira, Vila Ressaca e Vila Estação.
Vagas
Ainda na sessão, o vereador Maurino José da Silva (Podemos) solicitou, por meio de indicação para o prefeito Caio Cunha (PODE) a criação de novas vagas de zona azul na rua Coronel Souza Franco, entre as ruas Padre João e Presidente Rodrigues Alves, na região central. Em 2017, 26 vagas foram extintas no mesmo trecho. Na época, a iniciativa foi criticada pelos comerciantes da região, que recentemente procuraram a Câmara para pedir apoio dos vereadores na retomada do estacionamento rotativo no local.
Educação
O Legislativo também aprovou a criação de 120 novas vagas na Educação, sendo 40 para o cargo efetivo de auxiliar de apoio administrativo e 80 de agente escolar para atuar como agente de desenvolvimento infantil (ADI).