Mogi - A Soulcial, startup de Mogi das Cruzes, foi reconhecida na 3ª Edição do Selo Impacta entre as três principais iniciativas privadas da América Latina no enfrentamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Das 1.208 empresas inscritas no evento promovido no dia 15 de dezembro pela Innovation Latam e pela Fundação Dom Cabral, somente 151 receberam o selo, baseado no conceito ESG, referente a boas práticas em meio ambiente, responsabilidade social e governança. No total, 13 países foram contemplados, sendo a maioria de startups nacionais. Outras nações presentes foram Colômbia, Bolívia e México. 

Juliana Bertin, CEO e fundadora da Soulcial, destacou a conquista. "É a comprovação que estamos no caminho certo, gerando impacto social positivo na sociedade, medindo e oferecendo transparência a todos os envolvidos. Conseguir este ano mostrou o amadurecimento do negócio e a melhoria nas métricas utilizadas", disse.

A adoção do conceito ESG na startup, segundo Juliana, teve início com uma pesquisa feita em 2019, pela Markstein, que revelou que 44% dos consumidores estão dispostos a pagarem mais caro por produtos e serviços se isso resultar na manutenção de projetos sociais e ambientais. Além disso, ela ressaltou que Soulcial é uma startup de engajamento de pessoas através do impacto social, e que por isso sustentar políticas de boas práticas é fundamental e faz parte da metodologia de negócio.

O ESG faz parte do serviço prestado pela startup, como explicou a empreendedora: "Oferecemos uma ferramenta para que outras empresas consigam internalizar essas práticas ESG, principalmente ao setor de gestão de pessoas, que usam a Soulcial como estratégia. Oferecemos justamente uma ferramenta que auxilia nesse processo de gerar impacto social positivo e medí-lo".

Para Juliana, a premiação também é reflexo de um ano muito produtivo. "Estamos fechando 2022 como um dos momentos mais ricos e importantes, já foram doados mais de R$ 1 milhão pela plataforma, com pouco mais de 4 mil doadores ativos e 32 entidades sociais beneficiadas. Aprendemos e testamos muito, foi um ano em que podemos criar novos meios de engajar as pessoas através do impacto social", afirmou.

Para 2023, a perspectiva é de expansão dos negócios. "Temos um plano de levar a Soulcial para mais pessoas fazerem a diferença e torná-las protagonistas da mudança na nossa sociedade", projetou.

A Soulcial

A Soulcial conecta doadores e organizações sociais por meio de crédito de cupons fiscais sem CPF. "Na Soulcial, cupons fiscais viram impacto social, que geram benefícios. Estamos aumentando nossa base de entidades sociais beneficiadas, oferecendo benefícios aos doadores e para as empresas um meio de engajar seus funcionários", explicou Juliana. Mais informações podem ser obtidas no site https://soulcial.com.br/ ou pelo telefone (11) 97361-6304.

*Texto supervisionado pelo editor.