O número de reclamações recebidas pela Ouvidoria de Mogi das Cruzes cresceu 39,5% em um ano, saltando de 6.179 em 2021 para 8.625 em 2022, segundo dados da administração municipal. Tapa-buraco, limpeza pública e iluminação pública estão entre os serviços mais solicitados por meio do órgão.
Segundo a Prefeitura de Mogi, os pedidos são distribuídos pelos diversos bairros da cidade, como troca de lâmpadas em postes, fiscalização para limpeza de terreno particular abandonado, fechamento de buracos e limpeza em vias públicas em função do descarte irregular de lixo e entulho.
Serviços de responsabilidade do governo do Estado, como marcação de consultas por meio do Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), também estão entre os assuntos que mais geram reclamações.
A Ouvidoria, segundo a prefeitura, é o canal entre o cidadão e as secretarias, tendo a função de encaminhar a demanda apresentada pelo morador para execução e/ou resposta por parte da pasta responsável.
O prazo de retorno das reclamações (ouvidorias) é de 30 dias, podendo ser prorrogadas por mais 30. Quanto às reclamações (serviços), o prazo varia de acordo com a carta de serviço disponível no site da prefeitura.
Reformulação
A partir de uma reformulação do fluxo de captação e encaminhamento de demandas, a Ouvidoria de Mogi alcançou em setembro a marca de 81% das demandas respondidas aos munícipes, com um tempo médio de espera de atendimento de 15 segundos. A mudança foi idealizada pelo chefe de Divisão Thiago Batalha.
De acordo com a administração municipal, entre as diversas ações executadas destacam-se a criação de uma equipe de fiscalização, o desenvolvimento de uma campanha motivacional que focou não nas críticas, mas sim nos elogios recebidos pelas equipes, além de uma nova postura de atenção aos pontos focais de cada Secretaria, a partir das demandas registradas. Tudo isso culminou em resolutividade e eficácia no setor.