Suzano - As obras do futuro campus da Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Suzano estão paralisadas desde que a empresa responsável pelo serviço pediu a rescisão do contrato. Conforme o Mogi News/Dat apurou, após um ano somente alguns poucos trabalhos de fundação foram realizados no local.
Questionado, o Centro Paula Souza(CPS), autarquia do governo do Estado responsável por administrar as Escolas Técnicas (Etecs) e Fatecs, informou apenas que a Arcante Engenharia e Topografia solicitou rescisão contratual e que em 2023 será proposta uma nova licitação para a obra. Não foi informado o andamento do trabalho realizado até então no local.
Em fevereiro, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), ao lado do deputado estadual Estevam Galvão (DEM) vistoriaram a obra da Fatec, que será construída no Jardim Monte Cristo, em um terreno doado pelo município. Na ocasião, estava sendo realizado o estacamento do prédio principal e a construção dos muros do terreno, com a conclusão das limitações traseiras para fechar a obra. O espaço também passaria por aterramento.
De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano de Suzano, a prefeitura já tomou conhecimento sobre a situação e tem cobrado um posicionamento do Centro Paula Souza sobre a construção da Fatec.
"O que coube à prefeitura, quanto às demandas para início da obra, como a transferência de terreno, a confecção de plantas (mais de 30 plantas feitas) e demais tramitações, já foram superadas. É importante destacar também que o próprio prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) já levou esta demanda ao futuro governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), para que o mesmo tome conhecimento e possa auxiliar na resolução desta situação", acrescentou a pasta, em nota.
Procurado pela reportagem, a assessoria do deputado Estevam, que foi um dos principais articuladores para a vinda da unidade para Suzano, destacou que o parlamentar "segue em contato com o prefeito a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Lagana, contribuindo no que for possível para sanar os obstáculos e retomar as obras".
Estrutura
O campus da nova unidade de ensino superior será instalado em uma área de 10,8 mil metros quadrados na esquina das avenidas Paulista e Mogi das Cruzes. Com um investimento de
R$ 16.859.546,02, a unidade terá capacidade para atender 480 alunos, com 12 salas de aula, auditório, refeitório, sete laboratórios e estrutura para abrigar diretoria e corpo docente.