Região - Os prefeitos do Alto Tietê decidirão amanhã, durante eleição, quem será o novo presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Município do Alto Tietê (Condemat). Conforme o Mogi News/Dat apurou, o prefeito de Mogi Caio Cunha (Pode) substituirá o prefeito de Guarulhos e atual responsável por comandar a entidade, Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti.

O Condemat foi fundado em abril de 2010 com a proposta de fortalecer a representatividade e a conquista de investimentos para a região. Atualmente o grupo reúne 12 municípios, sendo eles Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Santa Branca, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis.

A eleição do novo presidente, que acontecerá em uma reunião fechada, marcada para às 11 horas, em Santa Branca, oficializará a nova diretoria que já estava definida e combinada anteriormente entre os prefeitos. Além do cargo principal, serão eleitos o novo vice-presidente, o primeiro e segundo tesoureiros, e ainda o novo secretário. O grupo assumirá o comando em janeiro de 2023.  

A expectativa é que o prefeito de Mogi dê continuidade a projetos já em andamento, como a Taça Condemat de Vôlei e o Caderno de Negócios, que teve sua segunda edição lançada em novembro e visa atrair novos investidores, trazendo um retrato da região, incluindo dados econômicos, números de exportação e importação, volume de empregos formais e um perfil das cidades membros do consórcio. 

O novo presidente também terá a missão de aproximar o governador eleito Tarcísio de Freitas do Condemat, de modo que o político esteja presente sempre que possível na região e dê atenção aos pedidos feitos pelos prefeitos.