Mogi- Devido às fortes chuvas da manhã de ontem (13), alguns bairros de Mogi das Cruzes foram afetados pela queda de árvores, semáforos inoperantes e até por acidentes envolvendo pedestres após a queda de uma estrutura de fachada de loja na Vila Jundiaí. Nas últimas 24 horas, o município registrou 2,80 milímetros de chuva, segundo a Prefeitura da cidade.

Pela manhã, duas mulheres, de 25 e 29 anos, ficaram feridas com a queda de parte da estrutura da fachada de uma loja de departamento, localizada na avenida Francisco Ferreira Lopes, na Vila Jundiaí, de acordo com a Polícia Militar (PM).

As vítimas foram encaminhadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, tiveram ferimentos leves e foram medicadas, segundo informações da Prefeitura. A Defesa Civil vistoriou o local e constatou que não há risco de queda no restante da estrutura. Além de atingir as vítimas, partes da fachada atingiram três veículos.

Questionada, a loja afirmou que o acidente é decorrente da "forte chuva com vento que resultou na queda de algumas placas que compõem a fachada da megaloja". De acordo com a empresa, o Corpo de Bombeiros vistoriou o local e constatou que a estrutura da loja não foi prejudicada. "Uma equipe técnica da empresa também está a caminho para fazer os reparos no local", informou por nota.

Em outros pontos da cidade, pelo menos quatro bairros registraram queda de árvores durante a manhã: Parque Morumbi, Estrada do Taboão, Estrada do Beija-Flor e Braz Cubas, entre as avenidas Francisco Ferreira Lopes e Saraiva. Os locais foram atendidos, ainda durante a manhã de ontem, por equipes municipais que fizeram a limpeza para liberação das vias.

Na Estrada do Beija-Flor, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, foi acionada para retirada de um tronco de eucalipto que caiu na fiação. Alguns semáforos da cidade ficaram temporariamente inoperantes devido às oscilações no fornecimento.

Durante a manhã, a Secretaria de Mobilidade Urbana aconselhou os motoristas a evitarem a região das avenidas Júlio Simões, Saraiva e Francisco Ferreira Lopes, onde as equipes ainda atuavam para liberar as vias. A Prefeitura não registrou nenhum caso de pessoa desabrigada em decorrência da chuva de ontem.

Operação Verão

Todas as demandas foram atendidas pela Operação de Verão, que trabalha em caráter de urgência para amenizar os problemas relacionados às chuvas. Em caso de problemas similares, os mogianos podem entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, e com a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), pelo 153, ambos os números funcionam 24 horas por dia.