Região- Apesar da grande campanha nacional realizada desde setembro, as maiores cidades da região não ultrapassaram os 70% da cobertura vacinal contra a poliomielite. No total, Suzano, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Itaquaquecetuba aplicaram 48,6 mil doses em crianças de até 4 anos. Ainda é possível encontrar a vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) desses municípios.

Suzano alcançou o maior índice de vacinação, com 11.696 doses aplicadas até o último dia 16. O volume representa uma cobertura de 66,4%, uma vez que o público-alvo é estimado em 17.604 crianças. A vacina segue disponível em todos os postos de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Além disso, a pasta vai realizar uma mobilização especial no próximo dia 26, no mesmo horário, para aplicação de doses contra a pólio este e demais imunizantes, na Unidade de Saúde da Família (USF) da Vila Fátima (rua Nicácio da Silva Bastos, 75), na USF do Miguel Badra Baixo (rua Mário Bochetti, 680) e na UBS do Jardim Colorado (rua Assembleia de Deus, 479).

Em Poá, 4.358 receberam a imunização, o que representa 66,04% do público-alvo. Na faixa etária de um ano, o alcance foi maior, chegando a 80,3%. A prefeitura informa que a vacina contra a pólio segue como parte do esquema de vacinação de rotina e pode ser encontrada em todas os postos de saúde da cidade das 9 às 17 horas.

Mogi das Cruzes aparece como terceira cidade com maior cobertura vacinal. Cerca de 13 mil crianças receberam o imunizante contra a paralisia infantil, o equivalente a 63% da população estimada para a faixa etária.

A prefeitura destaca que prossegue nos postos mogianos a Campanha de Multivacinação, responsável por atualizar as cadernetas de vacinação com eventuais doses em atraso, inclusive a da pólio.

Em Itaquá, 58,1% do público beneficiado recebeu a dose (14.463 crianças), sendo que as aplicações seguem nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta, das 8 às 16 horas.

Em baixa

Ferraz foi a única cidade que não conseguiu alcançar sequer a metade da cobertura vacinal prevista. Apenas 42% do total de crianças (12.026) receberam a dose que protege contra a doença.

Importância

O Governo Federal destaca que "toda a população com menos de cinco anos precisa ser vacinada para evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil".

As crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.