Mogi - A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social responsável pelo programa Quitanda Social participou nesta semana da exposição vinculada ao Prêmio Josué de Castro - edição 2022. Além da cerimônia de premiação, foi montado um espaço expositivo, destinado aos finalistas de 2021 e o programa mogiano se fez presente como expositor, já que foi agraciado no ano passado com a segunda colocação na categoria programa ou projeto de política pública.
O prêmio é organizado pela Coordenadoria de Segurança Alimentar, ligada à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e visa reconhecer iniciativas de combate à fome e desnutrição. Por ter ficado no segundo lugar, o programa mogiano também saiu na revista "Josué de Castro", que relaciona e detalha as iniciativas premiadas em 2021 e 2022.
Além de contemplar ações voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e para a promoção da segurança alimentar e nutricional, o prêmio Josué de Castro é também uma oportunidade de conhecer programas e projetos, sejam eles públicos ou privados, que promovam a segurança alimentar e o bem-estar da população paulista. O Quitanda Social é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, por meio do Programa Acessuas Trabalho/Conduz e tem parceria com a Secretaria de Agricultura, com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável e com cooperativas agrícolas da cidade, além dos governos federal e estadual. Atualmente, ele conta com parceria e recursos estaduais, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA Cesta Verde do Estado de São Paulo e atende 1.180 famílias a cada 15 dias, em 12 pontos distintos da cidade.