Mogi- Aproximadamente 150 profissionais de apoio para alunos com deficiência da rede municipal de ensino participaram na última sexta-feira da formação mensal, promovida pelo DOP/Pró-Escolar da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. O encontro, realizado na Escola de Empreendedorismo e Inovação, contou com as palestras de João Anatalino Rodrigues, presidente da APAE de Mogi das Cruzes e a fonoaudióloga Tatiane Franco.
Desde 2014, atuando como profissional de apoio, Lilian Cassia Pinheiro Nascimento destaca a importância da troca de experiências entre os profissionais durante as formações. "Além do conhecimento, a nossa troca é muito importante. Falamos sobre as nossas experiências nas escolas e refletimos sobre o nosso trabalho a partir do conteúdo da palestra", disse.
Na formação teve o tema "Inclusão Social" e foi abordado por João Anatalino Rodrigues, que é autor do livro "APAE Mogi das Cruzes, 50 anos de Amor - Lutas e Conquistas". O projeto foi viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), instituído pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e editado pela Capella Editorial, que foi representada pela sócia da editora Yonara Santos. Todos os profissionais receberam um exemplar da publicação.
"É um trabalho que fala não só da história da APAE, mas também da história da inclusão social da pessoa com deficiência. Estamos levando o projeto para escolas e prefeituras para mostrar o trabalho realizado pela APAE em seus 53 anos de existência", disse o autor. A palestra também contou com a participação do Dr. Paulo Toledo, que atualmente é diretor médico da instituição e assumirá a presidência em 2023.