Alto Tietê - Prefeitos e deputados federais do Alto Tietê se manifestaram na noite de domingo sobre os resultados do segundo turno das eleições presidenciais e ao governo do Estado. Os líderes regionais parabenizaram os vencedores e pediram união após o processo eleitoral.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito para um terceiro mandato como presidente da República e contou com 413,8 mil votos na região, enquanto que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) teve o apoio de 460,9 mil eleitores no segundo turno. No Alto Tietê, porém, Lula venceu apenas em duas cidades: Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.
Tarcísio de Freitas (REP), que assumirá o governo do Estado em janeiro, venceu em oito das dez cidades da região e teve 425 mil votos, enquanto que Fernando Haddad (PT) teve 387,3 mil. Haddad, assim como Lula, venceu também em Ferraz e Itaquá.
Nas redes sociais, o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Pode) parabenizou o novo governador e desejou um bom trabalho à frente do Estado. O chefe do Executivo também comentou sobre a corrida presidencial: "Após um segundo turno acirrado, é hora de desejar que o presidente Lula, eleito democraticamente, faça um bom governo à frente de nosso país. Vamos em frente".
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), utilizou a rede Instagram para desejar parabéns aos eleitos de domingo, ressaltando o processo democrático. "E que agora tenham sabedoria, foco, paz, fé e união para que possam ajudar nossas cidades, Estados e, principalmente o nosso Brasil", disse o prefeito, pedindo que a população trabalhe em prol da união rumo ao desenvolvimento e qualidade de vida.
O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PP) declarou em seu perfil nas redes sociais que "democracia compreende a liberdade de escolha e o respeito ao seu resultado". Ele desejou sucesso ao novo governador de São Paulo e ao presidente Lula.
Priscila Gambale (PSD), prefeita de Ferraz de Vasconcelos, também pediu a união de forças e de trabalho entre os novos eleitos para a melhoria da qualidade de vida da população. "Que Deus abençoe nossa democracia e cada um dos governantes que, por meio dela, foram escolhidos. Parabéns a todos que compareceram às urnas para escolher aquele que melhor o representa. Uma democracia forte é feita com a união da população", apontou.
Deputados
Dentre os representantes do Legislativo, o ex-prefeito de Mogi das Cruzes e deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) foi o primeiro a se manifestar sobre os resultados do segundo turno. Em suas redes sociais, Bertaiolli desejou a Tarcísio de Freitas uma gestão de sucesso e se ofereceu a ajudar o governo do Estado em Brasília, além de dar os parabéns ao presidente e vice-presidente eleitos.
"Parabenizo o presidente eleito Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, pelo resultado nas urnas e, principalmente, pela manifestação democrática brasileira. Agora é hora de união e, como deputado federal, reafirmo o meu propósito em comum com o bem do nosso país. Todos pelo Brasil", concluiu.
O deputado estadual reeleito Marcos Damasio (PL) se colocou à disposição do novo governador: "Conte comigo nessa nova jornada". André do Prado, também estadual pelo PL, acompanhou o pronunciamento do novo governador e parabenizou Tarcísio pela vitória, assim como o deputado Rodrigo Gambale (Pode), que deixará a Assembleia Legislativa para assumir como federal.