Mogi - A Prefeitura participou, na tarde de terça-feira (8), do 1º Encontro da Comunidade WWC na América Latina, evento da What Work Cities, iniciativa internacional promovida pela Bloomberg Philanthropies que busca fomentar a utilização de dados para ampliar a eficiência da gestão pública. O município pode ser um dos primeiros da América Latina a fazer parte do programa, que já certificou 55 cidades dos Estados Unidos.
Durante o evento online, as cidades que estão em etapas mais avançadas do Programa de Certificação, como Mogi, puderam compartilhar sua experiência com outros municípios. O trabalho foi mediado pelo mentor da What Work Cities na América Latina, João Reis, e também teve a participação de representantes de locais como Fortaleza (CE), Recife (PE) e Novo Hamburgo (RS).
"A Prefeitura está desenvolvendo uma estrutura para a utilização de dados como referência para ações que impactam diretamente e de forma positiva na qualidade de vida de nossa população. Este trabalho é realizado de forma transparente e inovadora na cidade. A participação no evento e a possibilidade de ser pioneiro desta iniciativa na América Latina são reconhecimentos a este trabalho e colocam Mogi das Cruzes como referência no país", destacou o secretário municipal de Transparência e Comunicação Social, Severino Netto.
Lançado em 2015, o What Work Cities fornece suporte técnico, acesso a conhecimentos e aprendizado para incentivar um melhor uso de evidências e dados. O programa também compreende ferramentas para incorporar uso de dados e evidências no orçamento público, na melhoria de serviços e avaliação de performance. Em 2017, a Bloomberg Philanthropies lançou o Programa de Certificação What Works Cities, liderado pela Results for America, considerado o primeiro padrão de excelência para governos.