Quatro itens foram aprovados na sessão de ontem do Legislativo mogiano: o Projeto de Lei 104/2022, de autoria do presidente da Câmara, Marcos Furlan (Pode), para a declaração de utilidade pública da Associação Amigos da Fanfarra Independente; dois projetos de denominação de via pública (um do vereador Johnross Jones Lima-Pode e outro de Juliano Botelho-PSB), e um projeto do vereador Zé Luiz para a concessão de título de Cidadão Mogiano ao secretário estadual de Saúde, o médico Jean Carlo Gorinchteyn.

Entre os itens, a propositura, apresentada por Furlan, pretende beneficiar a instituição Associação Amigos da Fanfarra Independente "A.A.F.I.M.", de Jundiapeba, situada na rua Pedro Paulo dos Santos. A outorga desse título simboliza a aceitação pelo Poder Público de que a entidade contemplada com tal designação não tem fins lucrativos e opera oferecendo serviços à sociedade. Segundo o Artigo nº 120 da Lei Orgânica de Mogi das Cruzes, são isentas de taxas municipais as entidades de assistência social sem fins lucrativos declaradas de utilidade pública municipal, exclusivamente quanto aos imóveis onde desenvolvem suas atividades.

Sobre as vias, um dos projetos altera para Osvaldo Antônio Cecílio a atual Rua Aleluia, no bairro Vila São Paulo, que tem início na Rua Christovam Colombo, e término na Terrenos Particulares, e o outro modifica a nomenclatura da atual Rua Aurora, na Vila São Paulo, no bairro Botujuru, para Rua Antonio Lucas.

Já o Título de Cidadão Mogiano para o dr. Jean Carlo Gorinchteyn reconhece a sua atuação na medicina, que elevou o nome de Mogi das Cruzes. Atual Secretário Estadual da Saúde de São Paulo. dr. Jean, como é conhecido, nasceu em 27 de junho de 1968, no município de São Paulo. Ele se formou em Medicina na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) em 1992, especializou-se em Infectologia pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, é mestre em Doenças Infecciosas pela coordenação de Pesquisa do Estado de SP e doutor em Neurociências pela Unifesp.