Mogi - Gustavo Anjos Siqueira (PSDB) é o mais novo membro do Poder Legislativo de Mogi das Cruzes. O parlamentar, que recebeu mais de mil votos nas eleições de 2020, assumiu na tarde de ontem, durante a sessão da Câmara.
Gustavo Siqueira prestou o juramento e apresentou à Mesa Diretiva da Casa de Leis sua declaração de bens, seguindo os protocolos do Regimento Interno. O novo vereador assumiu a vaga do veterano Pedro Komura (PSDB), que foi convidado pelo Paço Municipal a assumir o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. A cerimônia de posse foi acompanhada pela esposa de Gustavo, Vivian; pelos filhos Laura e Mateus, pelo irmão Marco e por Eulália Anjos Siqueira, diretora da Secretaria Municipal de Educação.
Em seu discurso após a posse, Gustavo lembrou das primeiras lembranças acompanhando o avô, Ivan Siqueira, nos corredores da Câmara Municipal, e sobre o carinho recebido pelos demais parlamentares. Falou também de seu trabalho junto com o ex-prefeito Junji Abe (PSDB, 2001-2008) e sobre a relação cordial e produtiva com outros membros da Câmara. Citou também a avó, Eliza Siqueira, que foi a primeira mulher a ser eleita vereadora de Mogi das Cruzes em 1969 e que enfrentou o preconceito de gênero na época, além do bisavô, Cícero Alves dos Anjos, que foi prefeito de Mogi das Cruzes nomeado entre junho de 1943 e agosto de 1944.
Siqueira agradeceu os 1.016 votos para vereador nas eleições de 2020, as quais ele classificou como "as mais difíceis", devido às restrições da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a alta abstenção. O vereador disse que terá a oportunidade de aprender com os demais membros do Poder Legislativo.
O novo parlamentar relembrou sua recente trajetória na Secretaria Municipal de Infraestrutura, que, segundo ele, permitiu ter uma abordagem diferenciada das demandas da comunidade, e reforçou que a cidade vive um novo momento político, onde o relacionamento com a base e o bom diálogo é importante.
"Vejo nitidamente a boa intenção do prefeito Caio Cunha (Pode) em alinhar as demandas e buscar o sucesso em seu mandato. Vejo total liberdade de comando para que as demandas possam fluir. Por esse motivo, desejo sorte e diplomacia nos diálogos entre os poderes - sei que posso contribuir muito com Mogi", afirmou.
Ordem do Dia
Três itens foram votados e aprovados na sessão de ontem: o projeto de lei de autoria dos vereadores Osvaldo Antonio da Silva (REP) e Edson Santos (PSD) que trata da campanha "Junho Violeta" de conscientização da violência contra a pessoa idosa, além de duas concessões de título de Cidadão Mogiano.
A primeira proposta de honraria foi de autoria de Mauro Yokoyama (PL), o Mauro do Salão, para Fúlvio Chiantia de Assis, enquanto a segunda foi do presidente da Casa, Marcos Furlan, para Claudionor Braga do Carmo.