Mogi - O Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, irá sediar, amanhã, a partir das 14 horas, o Festival Arthur Zanetti de Ginástica Artística. O torneio, que carrega o nome do campeão olímpico, tem por objetivo difundir a modalidade e reunir atletas de várias cidades de São Paulo. A entrada ao público é gratuita.

Rodrigo Miranda, técnico das ginastas de alto rendimento de Mogi e um dos organizadores do evento, ressaltou a importância desse festival para os principiantes no esporte. "Essa é uma competição entre as escolinhas, e não entre equipes de treinamento, que reúne diversos clubes e cidades com atletas iniciantes na modalidade. A maior proposta é fomentar e movimentar a base da ginástica artística no estado", comentou. Assim, medalhas de participação serão distribuídas, também como forma de incentivo.

Ao todo são 200 atletas com idade a partir de 5 anos que devem participar do festival, vindos de várias cidades do estado. Desses, 30 serão ginastas mogianos que treinam no Centro de Ginástica Artística Professor Adolfo Martini.

Segundo o Secretário de Esportes, Gustavo Nogueira, essa é uma demonstração de como a cidade tem se empenhado para que Mogi seja uma referência no esporte e, com isso, estimule a população.

Desta vez, por se tratar de um evento com o foco nos aspirantes, as atletas que representaram Mogi nos Jogos Abertos, em São Sebastião, e no Campeonato Brasileiro, realizado no Mato Grosso do Sul, como Rebeca Procópio e Giulia Idalgo da categoria juvenil, não devem competir, e retornam aos campeonatos no ano que vem.

O festival é organizado pela Federação Paulista de Ginástica Artística (FPG) com o apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Pasta de Esportes. O Ginásio Hugo Ramos fica localizado na avenida Professor Ismael Alves dos Santos, 560, Vila Mogilar. Nesta ocasião, infelizmente, o campeão mundial não poderá comparecer.

Arthur Zanetti

O medalhista olímpico que dá nome ao evento, Arthur Zanetti, foi o primeiro atleta a conquistar o ouro em Olimpíadas na ginástica artística pelo Brasil, o que ocorreu em Londres, em 2012, na categoria das argolas. No ano seguinte consagrou-se campeão mundial em Antuérpia, na Bélgica, também nas argolas. Em 2015 cravou o ouro nos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, no Canadá, e em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, foi prata nas argolas.

*Texto supervisionado pelo editor.