Outubro, conhecido pela campanha Outubro Rosa, que promove um mês de conscientização sobre a prevenção e conscientização do câncer de mama, chega ao fim, mas a mobilização continua. Ontem, no último dia da campanha, a equipe do Grupo Mogi News de Comunicação se vestiu de rosa para reforçar a importância da campanha e da luta contra o câncer de mama.

A diretora vice-presidente do Grupo Mogi News, Sonia Massae de Moraes, ressaltou a importância da conscientização sobre os exames e do diagnóstico precoce. "É importante a gente estar conscientizando a população, embora tenham várias campanhas nesse sentido, a gente também adere a isso, ajudando a conscientizar os nossos leitores da importância que é a prevenção e os cuidados. Mesmo com a doença instalada, é importantíssimo o acompanhamento, diagnóstico, a visita ao médico, conhecer o problema, como evolui, quais são as consequências e os tratamentos, porque a palavra câncer é assustadora, mas existem muitos tratamentos e, antes que ela se instaure, existem muitos métodos para prevenção", disse.

Além disso, Sonia afirma que é necessário falar mais sobre o tema. "É importante, também, lembrar. A gente fala, divulga, mas às vezes nós mesmas, mulheres, acabamos relaxando um pouquinho. Tem que falar mais, se conscientizar e lembrar de fazer o autoexame", continuou.

Sandra Curcio, diretora de estratégia do Grupo Mogi News, falou da necessidade de esclarecer melhor as formas de busca de prevenção e citou o Café com Mogi News. "Não só divulgar, mas informar e esclarecer melhor a população de como pode proceder, onde ir, como marcar, agendar fora das épocas. Caso esteja tendo dificuldade, procurar os órgãos e fazer a reclamação. O nosso Café com Mogi News trouxe tantos projetos, que nos mostram que não é o fim. É o começo de uma luta. A medicina está evoluindo, tantas coisas e equipamentos estão mudando e facilitam. Tanto o projeto do Centro Oncológico quanto o do GAPC, como tantos outros que conhecemos mais de perto, têm espaço para pessoas. O apoio da família é muito importante e o psicológico também. Se você não tem uma pessoa da família ou um amigo, tem essas entidades que estão de portas abertas para acolher e ajudar", contou.

Simone Soares, diretora de controladoria do Grupo, também ressaltou a necessidade de prolongar a campanha. "Essa prevenção não se resume em apenas um mês, que é o mês de alerta e campanha. Isso tem que se estender diariamente para toda a classe feminina. Especialmente em outubro a gente fala de um câncer específico feminino, mas o câncer está aí e está sendo vivenciado por mulheres, homens, crianças, então a prevenção é tudo para que não tenha um final triste e doloroso. Cabe às mídias alertar toda a população e as mulheres, com o câncer de mama, que é um câncer bem conhecido, que é possível fazer um autoteste. Você pode, diariamente, ir se tocando e ver se nada está acontecendo. A gente tem nas mãos, não tem a procura de um hospital, está no dia a dia", comentou.

*Texto supervisionado pelo editor.