Mogi - O Centro Municipal de Programa Educacional (Cempre) Oswaldo Regino Ornellas, de Jundiapeba, foi campeão do I Campeonato de Queimada de Escolas de Tempo Integral, na manhã do dia 4 de novembro. A competição foi promovida pela Secretaria de Educação, sendo que a última etapa foi realizada no Clube de Campo de Mogi das Cruzes, onde foram disputados as semifinais, final e decisão do terceiro.
O primeiro a levantar o troféu de campeão do Cempre foi o capitão do time, Pedro Henrique Andrade dos Santos, de 10 anos. “É muita emoção. Foi muito legal”, disse. Emilly Sandra Linhares Nunes, 10 anos, aluna da escola, também comemorou a vitória. “Treinamos na escola e foi muito difícil chegar até aqui. Amei participar com todos”, comentou.
O colégio vice-campeão foi a EM Fujitaro Nagao, do Cocuera, enquanto a terceira colocação ficou para a EM Des. Armindo Freire Mármora, da Vila Nova Aparecida, e a quarta posição com a EM Profª Cleonice Feliciano, do Jardim Piatã.
“Parabéns para todos que participaram do nosso primeiro campeonato de Queimada. Agradeço a participação de cada um. O importante é participar, comemorar com os colegas e fazer o nosso melhor”, disse a secretária municipal de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos.
O Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, que promoveu o campeonato, reuniu 20 escolas para a realização das disputas. “A competição movimenta a criançada e as escolas e permite que eles tenham outras aprendizagens para além do que eles estão acostumados no dia a dia da sala de aula e das oficinas”, disse Ana Carolina Faber Boog, técnica da área de Educação Física do Departamento Pedagógico, que atua junto com a técnica Mônica Senziali.
Desta última feita, a arbitragem foi de responsabilidade de Kiko Miranda, que também é coordenador dos Jogos Interescolares, realizado entre escolas particulares com a participação de escolas municipais. Estiveram presentes na etapa final a secretária adjunta de Educação Andréa Pereira de Souza e a diretora do Departamento Pedagógico, Elisabete Jacques Urizzi Garcia. Ao final, os alunos receberam suas medalhas, e as escolas ficaram com os troféus.