Mogi das Cruzes brilhou no Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras 2022, realizado pela Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras - LBF, em Lorena (SP). No último sábado (5), o Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, conquistou o tricampeonato nacional com a Banda Sinfônica Infantojuvenil e pela primeira vez levou o título da banda de percussão. A EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo, no Parque Residencial Itapety, foi vice-campeã na categoria orquestra de metais e percussão infantojuvenil.

O Cempre Prof. José Limongi Sobrinho faz parte do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola e a EM Profª Maria Eugenia integra o "Pra Ver a Banda Passar", iniciativas promovidas pela Pasta junto à Sinfônica Mogi e a Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes (AFABAMC).

A banda de percussão do Cempre disputou o título com o grupo de Guariba, interior de São Paulo, que havia conquistado o campeonato estadual pela diferença de apenas 0,1. O grupo mogiano, sob a regência do maestro Felipe Sangali, conquistou a nota 177,5, superando a outra equipe pela diferença de quatro pontos. A preparação dos pequenos foi feita pelo professor de percussão Ronaldo Laise.

Na categoria banda sinfônica infantojuvenil, os mogianos da escola campeã paulista competiram com o projeto Música nas Escolas, de Barra Mansa (RJ), campeão carioca.

Sob o comando do regente Henrique Morais, a banda da EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo foi vice-campeã na categoria orquestra de metais e percussão infantojuvenil. Com participantes com idade entre 9 e 16 anos, o grupo também competiu com Guariba (SP). "Avaliamos como positiva nossa participação, visto que começamos a competir este ano", disse.