Alto Tietê - O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (REP) foi eleito nesta noite governador do Estado de São Paulo, vencendo o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) no segundo turno do pleito.
Tarcísio conquistou 13.406.396 votos com mais de 99,4% das urnas apuradas até 20h30, enquanto que Haddad teve 10.835.649 sufrágios. Em votos válidos, Tarcísio teve 55,3% do eleitorado, enquanto que seu adversário teve 44,7%. No Alto Tietê, a somatória de votos para o governador eleito foi de 425.070, contra 387.342 votos para o petista.
O desempenho de Tarcísio foi superior ao obtido no primeiro turno, quando os prefeitos da região fizeram campanha para Rodrigo Garcia (PSDB). Na ocasião, Haddad venceu na somatória das cidades, com 309,1 mil contra aproximadamente 300,8 mil.
O novo governador a partir de 2023 venceu em oito das dez cidades do Alto Tietê: Arujá, Biritiba-Mirim, Guararema, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. O segundo colocado teve melhor desempenho nas cidades de Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.
Nas redes sociais, Fernando Haddad enviou uma mensagem ao seu eleitorado, agradecendo pelo apoio. Até o fechamento da reportagem, a última manifestação do governador eleito foi na noite de sábado (29 de outubro): “Encerro essa campanha deixando a mensagem que nos guiou durante todo esse período, e que me seguirá me guiando como governador caso alcancemos o objetivo de amanhã. Obrigado a você pelo apoio. São Paulo pode mais, e é isso que a gente quer”, juntamente com a citação “A melhor forma de se aproximar de Deus é fazer a diferença na vida de alguém”.