Região - O feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, em homenagem à santa padroeira do Brasil, celebrado amanhã, dia 12 de outubro, representa o aumento do fluxo de romeiros que cruzam a região em diversos trechos. Com isso, as cidades precisam tomar providências para garantir a segurança dos peregrinos.
A peregrinação anual ao santuário leva centenas de milhares de homens e mulheres, vindos de todos os cantos do país. No Alto Tietê, grupos de romeiros organizam-se anualmente para a jornada, como o "Caminhando com Maria" e os "Peregrinos de Aparecida", que partem de Mogi das Cruzes. Uma das rotas que parte do Alto Tietê e é amplamente utilizada pelos romeiros é a "Rota da Luz", que foi inserida pela Secretaria de Estado de Turismo em 2016 como um caminho mais seguro aos romeiros, que usam prioritariamente a rodovia Presidente Dutra (BR-116), a Via Dutra.
O trecho tem cerca de 207 km de extensão e conta com paradas programadas nas cidades de Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté e Pindamonhangaba, e é considerado de alta dificuldade por mesclar estradas de terra e asfalto.
Entre as medidas tomadas para garantir a segurança dos romeiros, a Prefeitura de Mogi declarou que a Guarda Municipal está orientada a prestar atendimento aos romeiros, sempre que necessário. "Para casos de urgências e emergências, a Guarda Municipal pode ser acionada pelo telefone 153 em tempo integral", informou.
Em nota, a Prefeitura de Guararema afirmou que prestará o suporte necessário aos romeiros na Rota da Luz, mas que não aplicará operações especiais. "Os setores de Trânsito e de Segurança Pública estão cientes do aumento do movimento nesta rota, e podem ser acionados em caso de necessidade", explicou.
Em nota, a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo informou que trabalha na melhoria da infraestrutura de apoio da Rota da Luz, com o apoio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e outros órgãos para a sinalização do trajeto. "O percurso autoguiado de 210 km também receberá abrigos para descanso, dando mais conforto aos peregrinos, além de uma nova remessa de passaportes, disponíveis no início da rota e carimbos em cinco pontos estratégicos - nas últimas semanas a Secretaria divulgou uma websérie da Rota da Luz", anunciou.
Preparação da Via Dutra
A concessionária CCR RioSP é responsável pela Via Dutra (BR-116), um dos principais corredores utilizados por romeiros de todo o país e que corta o Alto Tietê. A empresa informou que vem buscando educar os motoristas sobre a presença de pedestres e ciclistas na pista, além da instalação de faixas nos pontos com maior fluxo de peregrinos. Outra ação foi a montagem de um ponto de atendimento e orientação no km 99 da rodovia, próximo à Pindamonhangaba, nas proximidades de Aparecida. As operações começaram no sábado e vão até amanhã, com serviços como massagem, enfermagem, banheiros e alimentação com bebida isotônica e barra de cereais.