Mogi- A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) promoveu anteontem um encontro no auditório da Escola de Empreendedorismo e Inovação, para dialogar sobre boas práticas no Suas de Mogi das Cruzes, com foco no atendimento à pessoa idosa.
A reunião foi voltada aos profissionais da rede de atendimento direta e indireta, de profissionais da equipe de Vigilância Socioassistencial e do órgão gestor de Assistência Social e das demais políticas públicas de atendimento à pessoa idosa no município, incluindo representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital Luzia de Pinho Melo e dos Conselhos Municipais de Direitos, como o Conselho Municipal do Idoso (CMI) e Conselho Municipal de Assistência Social (Comas).
Durante a reunião, técnicos da Assistência Social fizeram uma apresentação, elaborada com dados da Vigilância Socioassistencial, em que colocaram em destaque a aceleração do processo de envelhecimento da população da cidade e também o aspecto social dessas pessoas, que vivem, em boa parte, em situação de pobreza.
Os dados mostram que, em 12 anos, o percentual de pessoas idosas no município perante a população total subiu de 10% para 15%. Em números absolutos, eram, em 2010, 39.816 pessoas idosas na cidade e agora já são 65.835.
Como desafios, foram pontuados o aumento no número de vagas em serviços que previnem o acolhimento institucional, como os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Centro Dia do Idoso e também a busca de políticas públicas que atendam aos idosos em situação de vulnerabilidade.
O encontro contou também com apresentação de boas práticas das equipes técnicas de organizações parceiras da Assistência Social, tais como a Casa São Vicente de Paulo, a Associação Afro-Brasileira, a Associação Manuel Maria e o Instituto Pró Vida São Sebastião, responsáveis pelo atendimento em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e pelo Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas Idosas e a Associação Madre Esperança de Jesus, que oferta atendimento no Centro Dia do Idoso Maria dos Anjos Cury.