Alto Tietê - As prefeituras das cidades mais populosas da região revelaram ao Grupo MogiNews/DAT que manterão sem alterações os planos logísticos para o segundo turno das eleições presidenciais e ao governo do Estado, que acontecem amanhã.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que a Secretaria de Segurança definiu em reunião com o juiz eleitoral responsável pela cidade que o esquema no primeiro turno será repetido, com a atuação de 140 guardas municipais para a proteção dos locais de votação na véspera das eleições, e que no domingo o contingente auxiliará a Polícia Militar na proteção dos eleitores.

Sobre os servidores, o município pretende disponibilizar 450 funcionários que atuarão no apoio aos locais de votação, e que não há previsão de concessão de gratuidade no transporte público no domingo.

A Prefeitura de Suzano foi procurada pela reportagem e afirmou que manterá o mesmo esquema de atuação de 2 de outubro, com os efetivos da Guarda Civil Municipal (GCM) para a segurança dos locais de votação e a escolta dos veículos que levarão as urnas eletrônicas aos cartórios no centro da cidade.

"Equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e do Canil estarão disponíveis para suporte caso sejam acionadas. Ocorrências envolvendo crimes eleitorais e outros patrulhamentos ficarão a cargo da Polícia Militar - ao todo, cerca de 400 pessoas estarão envolvidas pela Prefeitura", explicou a administração municipal.

Perguntada sobre a manutenção da cobrança da tarifa no transporte público municipal, a Prefeitura informou que manterá apenas a gratuidade a passageiros idosos conforme previsto em lei, e que a empresa concessionária - a Radial Transporte - foi comunicada para providenciar adequações nos itinerários no dia da votação.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que promoverá as mesmas ações de trânsito no dia da eleição, com a Guarda Civil atuando nas escolas e à disposição dos mesários, chefes de cartórios eleitorais e juízes. "Quanto aos servidores, serão disponibilizados 222 servidores públicos, sendo 154 GCMs, 26 motoristas para o transporte das urnas, nove ajudantes, cinco eletricistas e duas auxiliares de limpeza", contabilizou a administração municipal, que reiterou que não prevê a gratuidade no transporte.

A Prefeitura de Poá informou em nota que não tomará medidas especiais para o segundo turno das eleições.

Passe livre

Ferraz de Vasconcelos será uma das duas cidades da região que anunciou a aplicação do passe livre para o transporte público na eleição, juntamente com Guararema. Em Ferraz, a liberação será das 6 às 20 horas, enquanto que em Guararema será das 6 às 18 horas.

Santa Isabel informou que realizará a oferta gratuita de ônibus para apenas alguns bairros da cidade que já apresentam problemas no atendimento cotidiano. Os bairros que serão beneficiados serão: Geremuniz, Morro Grande, Figueiró, Figueira, Funil e Varadouro.