Mogi- A Rede Feminina de Combate ao Câncer "Guiomar Pinheiro Franco", participa hoje, às 19 horas da missa em memória a São Peregrino na paróquia Santa Rita de Cássia, localizada na rua Carneiro Leão nº 108 (Socorro).
Durante a celebração religiosa, a associação promoverá um evento de arrecadação de alimentos e suplementos vitamínicos, destinados a pessoas vulneráveis que estão em tratamento oncológico. Os organizadores do evento de coleta informa que a captação de mantimentos terá como foco itens como farinha láctea, aveia, compostos de cereais em pó, leite em pó, gelatina, chá de camomila e lenços para a cabeça.
Segundo Tânia Montà, responsável pela área de relações públicas e empresariais, esta deve ser a sexta edição em que a instituição atua em parceria com a comunidade religiosa para arrecadação dos itens, sendo que, em sua avaliação, o volume de produtos doados no último ano foi muito bom. Ela também destacou que todos podem participar das atividades, mesmo àqueles que não participam da missa.
"Na primeira vez nós começamos pedindo doações de leite em pó. Já no ano passado, nós conseguimos cerca de 120 unidades de leite em pó, 200 de gelatina e 40 de um suplemento alimentar, com um bom movimento de pessoas", comentou Tânia.
Ao mesmo tempo, o padre da paróquia, Anderson Lima, explicou que, apesar do dia de São Peregrino ser comemorado no mês de maio, ele é considerado o Santo padroeiro dos doentes com câncer. Assim, neste Outubro Rosa, ele disse que é essencial que além das orações, as pessoas possam ser ajudadas pelas ações solidárias dos paroquianos.
O sacerdote também contou como a devoção ao Santo chegou à paróquia. "Surgiu através de uma senhora, que foi acometida pelo câncer e que buscou informações a respeito de São Peregrino e leu um pouco de sua história de vida, e essa senhora, também devota de Santa Rita de Cássia, foi curada. E a partir de então ela quis ser solidária com outras pessoas que também são acometidas pela doença". Ele ainda complementou que "a devoção para São Peregrino trouxe ações do bem e solidárias para a vida de nossa paróquia".
Tânia também comunicou que na missa, cerca de 12 voluntários da Rede devem marcar presença para ajudar na logística de recebimento das doações. Ela também informou que hoje a unidade de Mogi "atua em todo o Alto Tietê e conta com 34 voluntários, dos quais 18 possuem mais de 75 anos".
Rede Feminina de Combate ao Câncer
A ONG é uma instituição que visa atender pessoas carentes que estão em fase de tratamento oncológico, desde de crianças até idosos. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ela realiza a distribuição mensal de cestas básicas, caixas de leite, leite em pó (integral), suplementos, fraldas, materiais para curativos e bolsas de colostomia, além de outros trabalhos sociais.
Para se tornar um voluntário basta comparecer na sede de Mogi, localizado na rua Padre João, 231, no Centro.
*Texto sob supervisão do editor.