Alto Tietê - Mais de 1,2 milhão de moradores do Alto Tietê irão às urnas neste domingo para escolher quem serão seus governantes e representantes na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na Câmara e Senado Federal.
A votação acontece hoje em 3.588 zonas eleitorais, distribuídas em 407 escolas, centros comunitários e demais locais de votação na região - um número 6,82% maior do que o registrado em 2018. Dentre os colégios eleitorais (que é a somatória das pessoas aptas a votar) dos dez municípios, Mogi das Cruzes é a cidade com o maior número de eleitores para este domingo, com 332,9 mil votantes. A cidade com o menor colégio da região continua sendo Salesópolis, com 15,4 mil eleitores.
À disposição da comunidade, estarão a postos 14,3 mil mesários, secretários e presidentes de seção. Na média federal estimada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 48% deste contingente pode ser de voluntários, que aderiram ao programa "Mesário Voluntário", implantado em 2004.
A votação começa às 7 horas da manhã, com a abertura dos locais para o público, e só se encerrará às 17 horas, quando os portões dos locais serão fechados - a Justiça Eleitoral reitera que todas as pessoas que estiverem dentro dos pontos terão assegurados o direito ao voto. Eleitores fora da cidade onde votam poderão justificar nos locais de votação.
O voto é facultativo para pessoas entre 16 e 17 anos, e para pessoas com mais de 70 anos. Para votar, o eleitor poderá apresentar documento de identificação com foto e seção eleitoral, ou apresentar a identificação disponível pelo aplicativo "e-Título".
A ordem dos candidatos para votação na urna é: deputado(a) federal (4 números), deputado(a) estadual (cinco números), senador(a) (três números), governador(a) (dois números) e presidente(a) (dois números)
O TSE reiterou que estão proibidos o uso de armas de fogo por Colecionadores, Atiradores Desportivos ou Caçadores (CACs) nas seções eleitorais, e o uso de telefones ou câmeras dentro das cabines de votação. Caso o eleitor não se submeta às determinações, ele poderá ser impedido de votar ou encaminhado para autoridade policial para esclarecimentos.