Mogi- Estudantes de escolas municipais de Mogi das Cruzes estão produzindo jornais escolares com o objetivo de retratar a vida escolar e a comunidade no entorno das escolas. A ação faz parte das Orientações Didáticas "Meus territórios de aprendizagem: minha cidade, minha história - 5º ano do ensino fundamental", elaboradas pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação.
O trabalho com os jornais visa não só estimular a leitura e o desenvolvimento das habilidades de escrita, mas também instigar no aluno a busca pelo conhecimento. "Os professores relatam que é um trabalho muito gratificante, pois, para além das questões relacionadas às habilidades em Língua Portuguesa, existe um envolvimento, uma curiosidade pelo mundo jornalístico, o que colabora muito para que as atividades fluam e as aprendizagens se consolidem", disse Renata Giácomo, técnica do DEPED.
A professora Camyla Sequeira de Almeida Silva, do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, trabalhou com os alunos as diferenças entre texto informativo e de opinião. "Eles foram apresentados a textos jornalísticos para entenderem como é a estrutura desse tipo de texto e como as opiniões não fazem parte desse gênero textual", contou a docente. Uma jornalista foi convidada para contar sobre sua profissão. "A proposta do trabalho foi justamente mostrar trechos de reportagens originais e o mesmo texto modificado por mim e com a opinião. Eles tiveram que localizar o texto intruso. O trabalho foi bem legal", completou.