Alto Tietê - A chuva que caiu na madrugada de ontem (7) no Alto Tietê não gerou maiores complicações para os moradores, inclusive para aqueles que vivem em áreas de risco, segundo as Prefeituras por meio dos gabinetes da Defesa Civil das cidades mais populosas da região.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a região registrou em um período de 24 horas até o início da manhã de ontem uma variação de 4 a 28 milímetros (mm) de precipitação em nove das dez cidades da região, sendo que Salesópolis não apresentou chuva nos medidores automáticos designados para a cidade.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, procurada pela reportagem, informou que entre quinta e sexta-feira foram registrados 5,1 mm de chuva no ponto de medição do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) na Ponte Grande, mas que a tempestade foi mais forte na região do Botujuru, com 28 mm, e Sabaúna, com 14 mm.
"Foi registrada a queda de uma árvore na rua Vereador Antonio Teixeira Muniz, em Cezar de Souza. As equipes da Prefeitura estão trabalhando para a retirada da árvore que caiu na via", informou a administração municipal na manhã de ontem.
A Defesa Civil de Suzano, por sua vez, constatou 15 mm de chuva no período de 24 horas até a manhã de ontem, e não contou com ocorrências em áreas de risco monitoradas pelo órgão. "O setor foi acionado no início da manhã de sexta-feira para fazer a remoção de uma árvore que havia caído na avenida Itapeti, no bairro Cidade Boa Vista, mas sem vítimas ou prejuízos materiais", declarou a municipalidade.
A cidade de Ferraz de Vasconcelos enviou nota por meio de sua Defesa Civil computando 40 mm de chuvas até sexta-feira, mas sem ocorrências. As cidades de Arujá, Santa Isabel, Guararema e Itaquaquecetuba também confirmaram a ausência de chamados.