Alto Tietê - O primeiro turno das eleições 2022, realizado neste domingo, marcou uma redução das bancadas de representantes do Alto Tietê na Câmara Federal e para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Enquanto em 2018, a região elegeu nove representantes, sendo cinco deputados federais e quatro estaduais, até o final da noite de ontem, com mais de 99% das urnas apuradas no Estado, apenas cinco candidatos haviam superado a barreira de 100 mil votos, o que pode ser considerado como um dos pré-requisitos para a garantia do mandato. 

Dentre os 16 candidatos a deputado federal acompanhados pelo Grupo MogiNews/DAT, apenas três chegaram a mais de 100 mil votos. Este número, no entanto, não leva em consideração as cadeiras concedidas pela regra do quociente eleitoral, que faz a distribuição de vagas mediante a média entre os votos totais para o partido e os votos dos candidatos.

Dos cinco vitoriosos, quatro buscavam a reeleição
Dos cinco vitoriosos, quatro buscavam a reeleição - Reprodução

O deputado federal da região mais bem votado foi Márcio Alvino (PL), de Guararema, que superou a marca de 186 mil votos faltando menos de 1% das urnas a apurar. O ex-prefeito chega ao seu terceiro mandato em 2023. O segundo candidato da região com melhor votação é o ex-prefeito de Mogi das Cruzes Marco Bertaiolli (PSD), que teve mais de 154 mil votos e obteve seu segundo mandato. “Agradeço a todos que acreditam na Política do Bem e me reelegeram deputado federal. Tenham a certeza de que vou continuar trabalhando para honrar cada voto recebido, cada apoio e confiança”, declarou. Rodrigo Gambale (Pode), de Ferraz de Vasconcelos, deixou seu primeiro mandato como deputado estadual e conquistou mais de 107 mil votos até o fim da noite de ontem.

Na disputa à Alesp, apenas dois candidatos da região conquistaram mais de 100 mil votos e consolidaram seus respectivos mandatos: o ex-prefeito de Guararema André do Prado (PL), com 215,9 mil votos até o fechamento da matéria, e Marcos Damásio (PL), de Mogi das Cruzes, com mais de 182,1 mil.

“Não tenho palavras para agradecer os mais de 216 mil votos que recebi nas eleições deste ano. Isso mostra que estamos no caminho certo. Minha retribuição será de muito trabalho e resultado pelo desenvolvimento do Alto Tietê. Minha gratidão a todos os nossos amigos e parceiros que foram fundamentais para que pudéssemos chegar nesse resultado”, comentou André do Prado.

Damásio, por sua vez, mostrou-se contente em conseguir dobrar sua votação em relação ao pleito de 2018. De acordo com sua assessoria, o deputado obteve a sétima maior votação do partido e a 15ª do Estado, o que demonstra o compromisso com a região e com as suas demandas, entre outras cidades em que atua.