Suzano- O prefeito, Rodrigo Ashiuchi (PL), esteve no último sábado junto ao governador Rodrigo Garcia (PSDB) em visita ao futuro Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), abrigado no complexo do Hospital Auxiliar das Clínicas (HC), na Vila Amorim. A criação da unidade foi oficializada em decreto publicado no Diário Oficial do Estado também neste sábado. Já o edital de chamamento público para a gestão do hospital será publicado em 15 dias.

Durante a visita técnica, a dupla vistoriou as instalações da unidade, que já serviu de apoio às demandas da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e atualmente realiza mutirões de cirurgias eletivas, garantindo mais agilidade no atendimento represado.

De acordo com o governador, a expectativa é de que em 2023 o espaço passe a abrigar o HRAT, a fim de reforçar o trabalho desenvolvido na saúde de Suzano e região, sendo que o Alto Tietê ainda conta com hospitais em Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Guarulhos.

"Sabemos que o melhor para o paciente é o atendimento mais perto de casa. Nem sempre é possível, mas o nosso objetivo é fortalecer os equipamentos que dispomos no Estado e otimizar esse acolhimento a partir de ações estratégicas que visam sempre o bem da população e a eficiência da gestão", explicou Garcia.

O decreto de criação do HRAT foi publicado neste sábado (03/09). Já o chamamento público para a contratação de Organização Social de Saúde (OSS), responsável pela gestão da unidade, será publicado em 15 dias.

O prefeito Ashiuchi comemorou a conquista e enalteceu o avanço na Saúde. "A saúde suzanense está de cara nova, desde a atenção básica até o atendimento hospitalar. O novo HRAT deve acolher demandas de média complexidade, contemplando a ortopedia, cirurgia geral, saúde mental e longa permanência. Em breve também teremos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), o novo Hospital Federal, Clínica da Família e muitos outros projetos que colocam Suzano em um novo patamar", agradeceu o chefe do Executivo.

A visita também foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi; pelo secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn; pelo secretário-executivo de Esportes, Jorge Perez; pelo diretor-executivo do HC, Eduardo Santocchi; pelo deputado estadual Estevam Galvão; e pelo prefeito de Guarulhos e presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Gustavo Henric Costa, o Guti.