A Escola Viva Jundiapeba, apontada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes como o maior complexo educacional da cidade, deve ter as obras concluídas no próximo ano, com investimento de cerca de R$ 22 milhões. Um evento realizado ontem (24) marcou o início das obras. O equipamento de seis mil metros quadrados, contará com salas especializadas e espaços de aprendizagem diferenciados e equipados, além de piscina coberta. O término da construção está previsto para junho de 2023. O custo da obra a ser executada pela Demax Serviços e Comércio Ltda. é de R$ 22.950.237,88.
De acordo com o prefeito de Mogi, Caio Cunha (Pode), a Escola Viva trará um novo conceito de educação integral na cidade. "Será uma escola de ensino integral, mas não de tempo integral. Um equipamento desse é muito importante para oportunizar a novidade para que as crianças tenham ferramentas necessárias para se desenvolver", destacou.
O local também deve receber cursos técnicos, preparado juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e ser aberto à comunidade. "A nossa ideia também com esse equipamento é que no período da noite a gente comece com alguns cursos técnicos, mais do que isso toda essa estrutura durante a semana vai servir a Educação, mas nos fins de semana à comunidade. Não faz sentido ter uma quadra poliesportiva, uma piscina para ficar fechada. Nossa ideia é movimentar todo o bairro, todo o distrito", disse o prefeito.
O complexo terá três pavimentos, sendo 15 salas de aula, uma sala de recursos multifuncionais, seis salas especializadas (Laboratório de Ciências e salas de Artes, Jogos, Inovação Tecnológica, Música e Dança) e sete espaços de aprendizagem (Biblioteca, Auditório, “Cantinho da Leitura”, Sala de Estudos/Descanso e Horta; além de Quadra Poliesportiva e Piscina coberta). O prédio também terá espaços de convívio, área administrativa e serviços.