Mogi - O prefeito Caio Cunha (Pode), juntamente com representantes do secretariado municipal e da Câmara de Vereadores, inaugurou na manhã de ontem a nova central de monitoramento da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, no centro da cidade.

A nova Central de Mobilidade Urbana foi elaborada com o intuito de integrar todas as 30 câmeras de monitoramento de tráfego nas ruas e avenidas do município. A central conta com seis estações de trabalho, que permitem que operadores acompanhem o movimento do trânsito na cidade.

O novo equipamento também contará com um sistema de reconhecimento de placas em tempo real que, ligado aos bancos de dados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, poderá permitir a identificação de veículos roubados, irregulares ou que estão sob denúncia. Durante as apresentações, foi feita a demonstração de um veículo da Administração Municipal cadastrado como suspeito, onde sirenes são disparadas apontando a localização, sentido e placa do veículo em detalhes. “Esta nova central será fundamental para o nosso trabalho, sendo que hoje retomamos o funcionamento do sistema Detecta. Esta barreira digital está sendo retomada e será reforçada”, destacou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.

Outro ponto apontado pela Administração Municipal com o novo sistema é que, a partir de agora, as frotas de transporte público das empresas CS Brasil e Princesa do Norte, além dos caminhões do consórcio responsável pela coleta e destinação de resíduos sólidos, também passam a integrar o monitoramento da Central de Mobilidade Urbana. “Com isso, poderemos acompanhar se há atrasos ou avarias, porque isso afeta a vida do cidadão”, explicou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.

Segundo o chefe da Administração Municipal, a nova central permitirá no futuro a integração com os trabalhos da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), já em operação, e que esta é a primeira grande entrega para a área de mobilidade urbana para a população. “Este é um sistema inteligente, e tivemos o cuidado de buscar o que há de mais moderno disponível no mercado, para que não fique obsoleto rapidamente”, explicou.

O evento contou também com a presença da vice-prefeita Priscila Yamagami Kehler (Pode), dos secretários Celeste Gomes (Assistência Social), Renata Hauenstein (Assuntos Jurídicos) e André Saraiva (Verde e Meio Ambiente). Representando a Câmara de Vereadores, estavam presentes os vereadores Eduardo Ota (Pode), Johnross Jones Lima (Pode), José Luiz Furtado (PSDB), Maurino José da Silva (Pode) e Osvaldo Antonio da Silva (REP).