Itaquá - A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba, segundo a Prefeitura, deu passos importantes para o fomento da descentralização no acesso à cultura. Entre os destaques, atividades desenvolvidas pela Pasta e em parceria com entidades públicas e privadas, como o projeto Cultura Itinerante, Avenida Cultural e a abertura de editais.

"Quando assumi a secretaria, sabia que seria um desafio, mas que precisava ser atendido à altura que a cidade merece. Uma cultura em movimento, democrática, que alcança a população com arte, dança, música, teatro e atividades que enaltecem a cultura do nosso município", destacou a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.

A primeira edição da Avenida Cultural foi realizada em maio e, tem o objetivo é aproximar as famílias da arte e da cultura por meio do uso do espaço público. O evento ocorre uma vez por mês na avenida Vereador João Fernandes da Silva, na Vila Virgínia.

Desde o ano passado, o projeto Cultura Itinerante desembarcou em diferentes bairros da cidade com o objetivo de levar cultura por meio de apresentações artísticas. As atividades alcançaram bairros como Quinta da Boa Vista, Vila Virgínia, Caiuby, Recanto Mônica, Piratininga, Centro, Vila São Carlos, Pedreira, Monte Belo, Louzada e Marengo.

O setor também conta com a abertura de chamamentos para editais, importantes para artistas independentes. Em maio, foi lançado o edital para oficineiros que teve como público-alvo pessoas com habilidades em linguagens artísticas para ministrar oficinas livres. O edital credenciou Microempreendedores Individuais (MEIs) interessados em apresentar propostas a serem realizadas no formato presencial, em equipamentos da secretaria, ou online.