Mogi- O Hospital Santana conquistou a recertificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível 2, aperfeiçoando constantemente o atendimento prestado aos pacientes do município e Região do Alto Tietê. O certificado atesta os padrões de qualidade e segurança da Instituição de Saúde, que passa por melhorias ininterruptas. O Hospital Santana atendeu às exigências de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades, já correspondendo às expectativas dos novos critérios de avaliação, considerados mais rigorosos em relação a períodos anteriores.
A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência. Para ser acreditado, o hospital precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.
O método de avaliação constitui, essencialmente, num programa de educação continuada, revisto periodicamente para sempre estimular melhorias. A metodologia ONA é a única no País que acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações de saúde no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.
A unidade fez investimentos em sua estrutura e tecnologia, incluindo a parte interna, aumentando o bem-estar de pacientes, médicos e colaboradores. A finalidade é proporcionar, desde a entrada, conforto e praticidade a quem procura o hospital, que tem capacidade superior a 900 internações e 10 mil atendimentos mensais nas unidades de pronto socorro clínico, pediátrico e ortopédico 24 horas por dia.
A padronização das informações visuais é constante, o que facilita e agiliza a locomoção interna, imprimindo maior dinâmica ao fluxo de atividades. O Hospital Santana vem, ainda, aplicando recursos na área de hotelaria, disponibilizando quartos a partir de exigentes critérios técnicos neste setor, o que contribui para a recuperação dos pacientes e torna mais aprazível a permanência deles e de seus familiares e acompanhantes: frigobar, TV, ar-condicionado, sofá e mesa para refeição constam no novo modelo. Há mudanças na parte interior para manter o hospital nos moldes de eficiência dos hospitais da Rede Própria da Hapvida NotreDame Intermédica. Os diretores José Alferio Di Giaimo e Felipe de Albuquerque ressaltam que a recertificação reforça o conceito integral de atendimento, acolhimento e assistência aos pacientes, que contam também com os Centros Clínicos de Mogi das Cruzes, Suzano e Arujá (juntos, fazem mais de 35 mil consultas mensais), e unidades do Laboratório NotreLabs.