Mogi - A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes adiou até a próxima quarta-feira (21 de setembro) a votação do projeto de Lei 26/2022, de autoria do prefeito Caio Cunha (Pode), sobre a mudança das leis acerca da composição do Conselho Municipal de Meio Ambiente e do Fundo Municipal de Meio Ambiente.
O projeto de Lei foi apresentado em janeiro deste ano, e propõe a composição do conselho municipal responsável pela elaboração e acompanhamento de políticas públicas na área para 22 membros, divididos meio-a-meio entre o poder público e a sociedade civil. O gerenciamento do Fundo Municipal de Meio Ambiente ficará a cargo de deliberações do conselho, com a execução sob responsabilidade do chefe da pasta de Verde e Meio Ambiente da Prefeitura.
Durante a leitura dos papéis na primeira parte do expediente da Câmara, foi comunicada a inclusão de emendas elaboradas pela vereadora Inês Paz (Psol) ao projeto, que seria votado mais tarde durante a etapa da Ordem do Dia. No entanto, o vereador José Luiz Furtado (PSDB), o Zé Luiz, entrou com requerimento verbal pedindo adiamento por duas sessões para a análise das proposituras de mudanças ao texto original, que foi atendida pela unanimidade dos vereadores presentes à primeira etapa da sessão.
Em explicações pessoais, Inês Paz afirmou que, previamente, havia encaminhado as emendas ao projeto de Lei ao presidente da Comissão Permanente de Meio-Ambiente, Carlos Lucreski (PV), que por sua vez, afirmou não ter recebido em mãos, mas que possivelmente estaria aos cuidados de sua equipe de gabinete. A votação do projeto está prevista para a próxima quarta-feira.
Outros trabalhos
A Câmara aprovou na sessão de ontem dois requerimentos: um sendo votos de pesar pelo falecimento de Antonio Carlos Alves de Melo, conhecido como "Toninho Gaguinho", ex-integrante da Polícia Civil que atuou na Delegacia Seccional, falecido no início da semana aos 65 anos.
Também foram aprovadas dois votos de aplausos: um para o União Mogi Futebol Clube pelo seu aniversário de 109 de fundação ocorrido na última semana de autoria da Comissão Permanente de Esportes, e outro pelos 14 anos da Igreja Apostólica Manancial da Fé.
O principal assunto durante a discussão das indicações ao Poder Executivo foi a matéria de Johnross Jones Lima (Pode), pedindo a intermediação do Paço Municipal para a instalação de Código de Endereçamento Postal (CEP) às ruas da comunidade da Chácara dos Baianos, cuja falta de cadastramento junto aos Correios vem causando dificuldades aos moradores.