Alto Tietê - O Grupo MogiNews/DAT apurou nesta semana, por meio da plataforma "Infosiga SP", que o número de mortes no trânsito nas dez cidades do Alto Tietê teve uma queda de 38,1% no mês de agosto, na comparação com o mesmo período em 2021.

Segundo o Infosiga, entre os dias 1º e 31 de agosto do ano passado foram contabilizadas 21 mortes no Alto Tietê, e neste ano, o oitavo mês do ano confirmou 13 óbitos, uma queda de 38,1%. Já na somatória dos municípios do Estado, foi registrado um aumento de 14,93% nas morte, que saltaram de 422 em 2021 para 485 neste ano.

Na última parcial do sistema estadual, quatro cidades não registraram mortes por acidente de trânsito: Biritiba Mirim, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Três cidades tiveram apenas uma ocorrência fatal: Arujá e Ferraz de Vasconcelos, que tiveram queda relativa de 66,6% para 2021, e Poá, que não havia contabilizado mortes no ano passado.

O trânsito mais letal em agosto foi registrado em Mogi das Cruzes, com seis casos fatais - um a mais que no mesmo período do ano passado (aumento de 20%). Guararema e Itaquaquecetuba, por sua vez, tiveram duas mortes no período. Guararema, no entanto, teve uma morte em 2021, enquanto que Itaquá havia registrado quatro óbitos.

A plataforma reúne todos os dados sobre acidentes de trânsito com vítimas nos 645 municípios do Estado, com detalhes sobre horário, local e circunstâncias do caso. Os municípios são orientados a realizar intervenções nos trechos mais recorrentes.

Desde janeiro deste ano o Alto Tietê registrou 117 mortes no trânsito - três a menos que no mesmo período no ano passado. O perfil das vítimas é predominantemente masculino (83,03%), e 49,8% dos óbitos foram de condutores dos veículos.