Mogi-A Vila Helio dará espaço durante o mês de setembro para uma série de eventos culturais abertos ao público em comemoração ao aniversário de 462 anos de Mogi das Cruzes. Serão atrações voltadas para os mogianos e os turistas que passam pela região.

No dia 1º, feriado na cidade, será realizado o 2º Circuito Turístico e Histórico de Mogi - a primeira edição aconteceu em 2021. Chamado de walking tour (passeio a pé, em tradução livre), o percurso, que será guiado, terá a Vila Helio como ponto de partida e cerca de duas a três horas de duração.

Da praça da Vila, o grupo seguirá para A Eólica Book Bar, depois para o Terminal Central, Praça Oswaldo Cruz, Largo do Rosário, antiga rodoviária, "Avenida dos Bancos" (Voluntário Fernando Pinheiro Franco), Memorial Helio Borenstein e exposição Olhar Ingênuo .

Qualquer pessoa pode participar do tour, basta fazer a inscrição em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf0WXyceH-TK9cBky-XTwKyAWaE335bpso-S9ySuQVHD2ZdFg/viewform e comparecer à Vila Helio a partir das 9h (a saída do passeio será às 10h, mas quem chegar antes poderá aproveitar para tomar um café em um dos estabelecimentos gastronômicos do local e conhecer as belezas do espaço).

A guia de turismo Débora Mello e guias parceiros vão mostrar aos participantes um novo olhar sobre as belezas e riquezas locais, além de resgatarem memórias afetivas que os mogianos guardam desta região do Centro.

No mesmo dia, haverá o lançamento da exposição Olhar Ingênuo, com obras do artista plástico Nerival Rodrigues. A exposição foi montada especialmente para esta data, com quadros inéditos, e foi patrocinada pelo Grupo Marbor por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC - nº 6.959/14).

Escolinha do SPFC

Outro evento do dia 1º será a comemoração do aniversário de 1 ano da Escolinha do São Paulo Futebol Clube unidade Mogi A direção da escola escolheu a Vila Helio para o evento, que terá DJ, presença do mascote oficial do clube, "Santo Paulo", e do ex-jogador Müller (Luís Antônio Corrêa da Costa), campeão brasileiro pelo São Paulo em 1986 e em 1991, bicampeão da Libertadores em 1992 e 1993 e da Copa Intercontinental também em 1992 e 1993. Também jogou três Copas do Mundo e fez parte da Seleção Brasileira que foi tetracampeã, em 1994.

Durante a festa, também haverá atividades gol a gol e campeonato de embaixadinhas - com direito a um prêmio