Alto Tietê - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) deve divulgar nesta semana o resultado da fiscalização realizada na última sexta-feira em dez unidades educacionais no Alto Tietê. O relatório deverá apontar o estado de conservação, acessibilidade e serviços secundários prestados aos alunos da rede pública de Ensino.
A Fiscalização Ordenada é realizada regularmente pelos fiscais do TCE-SP, como meio de apurar a qualidade dos serviços prestados à população. A terceira edição da inspeção ocorreu em 392 escolas públicas de 312 cidades do Estado. No Alto Tietê, foram escolhidas cinco cidades: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano.
Em Arujá foram vistoriadas as Escolas Municipais Recanto Primavera e Profª Cecília Caraça Coutinho Mineiro; em Ferraz, as Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB) Abílio Secundino Leite e Halim Abissamra; em Itaquá, a Escola Estadual Prof. Edina Alvares Barbosa e a Escola Municipal João Geraldo dos Santos. Em Poá, duas EMEBs foram sorteadas: a Padre Eustáquio e Edison Alves de Oliveira; em Suzano, foram a Escola Estadual Prof. Carlos Molteni e a Escola Municipal Luiz Romanato.
Segundo o TCE-SP, os relatórios individuais deverão ficar prontos nesta semana, e deverão incluir as informações detalhadas e possíveis irregularidades.
Relatório Preliminar
Na sexta-feira, o TCE-SP divulgou em tempo real, na plataforma YouTube, o andamento das apurações nas escolas. O Tribunal de Contas apontou que pelo menos 70% dos locais visitados acusaram problemas, sendo 34% com comprometimento da acessibilidade, como a falta de rampas, corrimões e outros itens. Do total de locais, 39% estariam com goteiras e vazamentos no teto, e 65% deles com a integridade estrutural do banheiro comprometida.
Os fiscais também apuraram a situação da merenda escolar. Segundo os relatos, 21% dos locais não estariam servindo a mesma alimentação apontada no cardápio e 4% delas teriam itens com o prazo de validade vencido.